|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22993
|
Title: | Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Cavalcante, Ilane |
Editors: | Urpia, Maria de Fátima Clark, Geórgia Lins, Maria José Freitas, Marinaide Souza, Rodrigo |
Keywords: | Escritas de si Formação de professores Educação de jovens e adultos Alteridade |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Citation: | Leal da Costa, C. & Cavalcante, I. (2017). Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 25 (10), p.108-126. URL: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785 |
Abstract: | A realidade constitui-se do caminho que cada um traça a partir de sua formação, de
sua vivência familiar, de sua prática profissional, enfim, das especificidades de sua caminhada.
Nesse sentido, refletir sobre as relações de alteridade estabelecidas pela nossa relação com o
outro e com o mundo é fundamental para compreendermos e (re)construirmos a nossa própria
identidade em todas as suas nuances. É sobre esse processo, aqui pensado no sentido da
formação docente, que este artigo se debruça, apresentando uma reflexão que cruza olhares de
duas professoras de instituições de Portugal e do Brasil. No Brasil, o artigo traça uma breve
reflexão sobre a formação docente para lidar com a realidade da Educação de Jovens e Adultos
(EJA), partindo da análise dos Projetos de Curso de quatro licenciaturas ofertadas pelo Campus
Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN). Em Portugal, as reflexões versam sobre o que as escritas de si e as reflexões podem
contribuir para a emancipação dos grupos humanos de que os docentes são (somos) parte.
Concluímos que a nossa investigação, inspirada pelo método biográfico, mostra afinidades
heurísticas e formativas adequadas à formação docente. Enquanto professoras na Universidade
e formadoras de professores, estes estudos impulsionam o isomorfismo pedagógico e a nossa
implicação na promoção da sua agência e autonomia, porque impelem à apropriação e
visibilidade de acontecimentos, de itinerários e de conhecimentos construídos. O mesmo será
dizer, possibilidades de suscitar alteridade(s) através de escritas de si e da reflexão na Educação
de Jovens e Adultos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22993 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|