Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22655

Title: Análise das tendências profissionais dos fisioterapeutas portugueses com base nas suas dinâmicas de ação - seus problemas e perspetivas
Authors: Soares, Paula Alexandra
Silva, Carlos Alberto da
Editors: CICS.NOVA, FSCH-UNL
Keywords: Fisioterapia
Acão
Profissão
Estratégia
Atores
Tendências
Desenvolvimento Profissional
Issue Date: Dec-2017
Publisher: CICS.NOVA. FSCH-UNL
Citation: Soares, P. & Silva, C. (2017). Análise das tendências profissionais dos fisioterapeutas portugueses com base nas suas dinâmicas de ação - seus problemas e perspetivas. in J. Saragoça, A. Balão & C. Chainho. Pensar o Futuro, Preparar a Mudança. Livro de Atas do 1.º Encontro de Prospetiva. (pp. 210-223). Évora: CICS.NOVA. FSCH-UNL. ISBN: 978-989-99782-0-1 (Evento realizado em 11-09-2015 na Universidade de Évora)
Abstract: O presente artigo, baseado numa investigação em curso cujo tema de estudo são as dinâmicas de ação dos fisioterapeutas Portugueses na recontextualização das suas práticas profissionais, incide sobre a análise da profissão, dos seus problemas e tendências, numa tentativa de perspetivar os futuros possíveis, podendo estes serem produzidos e modificados pelas ações dos atores sociais, sejam estes individuais ou coletivos, sendo o envolvimento dos atores fundamental no processo de mudança e na construção do futuro desejado. Assim esta comunicação, tomando como pano de fundo a abordagem sociológica das lógicas de ação do grupo profissional em causa, do seu passado ao presente, e com o objetivo de desocultar as caraterísticas da construção da profissão e as suas tendências de desenvolvimento, procura mostrar como a prospetiva enquanto ferramenta metodológica pode contribuir para a análise do objeto de estudo proposto. Considerando o atual estádio de desenvolvimento da investigação, e o número reduzido de resultados obtidos nesta fase apenas é dado a conhecer: a) uma síntese da matriz teórica adotada e que privilegia as ancoragens conceptuais da sociologia das profissões e do trabalho; b) as linhas de orientação metodológica fundadas numa abordagem qualitativa da unidade de análise para desocultar indutivamente as preferências do diagnóstico sociológico dos fatores que influenciaram, influenciam e poderão influenciar as “regras do jogo” desta profissão da área da saúde; c) o desenho das dimensões que sustentaram a construção do principal instrumento de recolha de dados (guião de entrevista), que nos permitem conhecer profundamente as variáveis-chave do sistema de ação coletiva, e através da aplicação da prospetiva compreender as relações e tendências futuras.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22655
ISBN: 978-989-99782-0-1
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
0 Paula Viegas 2- Pages from Livro Atas 1.ß Encontro Prospetiva (Uêvora_CICS)-7.pdf403.99 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois