Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21950
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos, no ano letivo de 2014/2015 |
Authors: | Faria, Isabel Filipe Catarino |
Advisors: | Mira, António Ricardo |
Keywords: | Educação Ensino de português e espanhol Perspetiva atual do ensino-aprendizagem Análise da prática de ensino Education Portuguese and spanish teaching Current teaching-learning perspective Analysis of teaching practice |
Issue Date: | 2-Oct-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório versa sobre o labor desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2014/2015, na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos com Secundário Cunha Rivara de Arraiolos, nas disciplinas de Português e Espanhol do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Sendo que a sua orientação esteve a cargo do Professor Doutor António Ricardo Mira.
O trabalho encontra-se estruturado em cinco capítulos, de acordo com o sugerido no Guião para a elaboração do Relatório correspondente à Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada: Parte A – Preparação científica, pedagógica e didática; Parte B – Planificação e condução das aulas e avaliação de aprendizagens; Parte C – Análise da prática de ensino; Parte D – Participação na escola; Parte E – Desenvolvimento profissional.
Durante o desenvolvimento destes capítulos, refletimos sobre os documentos legais que regem o ensino em Portugal, bem com a perspetiva atual que domina a prática pedagógica, sem nunca esquecer a análise critica do nosso próprio trabalho docente; Abstract:
This report shows our work at our Practical Course of Supervised Teaching, which took place during the 2014/2015 school year at Escola Básica de 2º e 3º Ciclos com Secundário Cunha Rivara, in Arraiolos, in the Portuguese and Spanish subjects of the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. It was supervised by the Professor António Ricardo Mira.
This work is structured in five chapters, as suggested in the Guide for the elaboration of the Report corresponding to the Practical Course of Supervised Teaching: Scientific, pedagogical and didactic preparation; Classroom planning and conduction and learning assessment; Analysis of teaching practice; School participation; Professional development.
During the development of these chapters, we reflect on the legal documents governing education in Portugal, as well as the current perspective that dominates the pedagogical practice, without ever forgetting the critical analysis of our own teaching work. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21950 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|