Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21904

Title: Paisagem Agrícola - A Arte das práticas efémeras
Authors: Silva, Ana da
Keywords: Paisagem
Paisagem Agrícola
Práticas efémeras
Arte
Valor artístico
Issue Date: Jul-2017
Publisher: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Citation: I Colóquio Ibérico de Paisagem - O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2017."Paisagem Agrícola - A Arte das práticas efémeras".
Abstract: A paisagem é sucessivamente transformada pelo homem em benefício das suas necessidades. Pela finalidade com que é construída e pela essência das práticas que a constroem, a paisagem agrícola é a mais propícia à preservação do equilíbrio fundador da relação entre o homem e a natureza. Em comparação com as práticas agrícolas de carácter permanente, as efémeras - igualmente essenciais e, portanto, representativas de uma determinada cultura - são-nos apresentadas a partir de intervenções superficiais, marcando igualmente a paisagem e preservando a harmonia que a define. Sendo desenvolvidas pelo génio criador inerente ao próprio homem, revelam-se-nos detentoras de um certo valor artístico, que depois foi resgatado e, portanto, reconhecido pelo movimento land art, para dele se servir aquando da concepção de uma resposta à então constatada necessidade de promover a reaproximação do homem à sua própria natureza. Por isso, julga-se que a análise das transformações que estas práticas impõem à paisagem e daquelas que a própria paisagem, enquanto participante, se lhes impõe, deva incluir na sua metodologia os pressupostos artísticos inerentes à verificação do seu produto enquanto detentor desse valor.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21904
Type: lecture
Appears in Collections:VIS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
E-BOOK Estudos de Paisagem I.pdf108.21 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois