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Title: Intervenção psicomotora em crianças de idade pré-escolar vítimas de maus-tratos e negligência: um estudo sobre os relacionamentos sociais e os problemas de comportamento
Authors: Cardoso, Teresa Raquel Junceira
Advisors: Santos, Graça Duarte
Keywords: Comportamentos exteriorizados e interiorizados
Competências relacionais
Psicomotricidade
Maus tratos infantis
Externalized and internalized behaviors
Relational skills
Psychomotricity
Child maltreatment
Issue Date: 6-Dec-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os maus-tratos infantis podem ter repercussões graves no desenvolvimento da criança, quer ao nível cognitivo como emocional, social, motor, orgânico/biológico e psicológico, resultando em inúmeras alterações visíveis, entre elas a expressão de comportamentos exteriorizados e interiorizados e as alterações nas competências relacionais. Sendo a Psicomotricidade uma terapia de mediação corporal que procura intervir no corpo, em relação com o outro e com os objetos, enquanto veículo de expressão da vida psíquica e do conflito interno, foi questionada a eficácia da sua intervenção junto de crianças vítimas de maus-tratos infantis, em idade pré-escolar, ao nível dos comportamentos exteriorizados e interiorizados e das competências relacionais. Através da análise de cinco estudos de caso, pudemos refletir sobre a sua influência nas competências relacionais, bem como ao nível da impulsividade, dos comportamentos de oposição/desafio, da expressão agressiva, da autoestima e autoconfiança, da tolerância à frustração, da construção da identidade/ afirmação do Eu e da expressão de conflitos internos através do jogo; Abstract: Psychomotor intervention in maltreated preschoolers: a study on social relationships and behavioral problems Child maltreatment can have serious repercussions on children's cognitive, emotional, social, motor, organic / biological and psychological development, causing numerous manifestations among them the expression of externalized and internalized behaviors and changes in relational skills. Psychomotricity is a body-mediation therapy that seeks to intervene in body’s relation with himself, the others, the environment and objects as a vehicle for the expression of psychic life and internal conflict. Therefore, we questioned the effectiveness of its intervention with maltreated preschool age child, on externalized and internalized behavior and relational skills. Through the analysis of five case studies, we were able to reflect on psychomotricity intervention influence in relational skills, impulsiveness, oppositional/defiant behavior, aggressive expression, self-esteem and self-confidence, frustration tolerance, self- identity construction and the expression of internal conflicts through play.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21813
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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