Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21784

Title: Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
Authors: Carraça, Nicole de Fátima Pereira
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Keywords: Plano de marketing
PME
Agroalimentar
Queijaria
Marketing plan
SME
Agri-food
Cheese factory
Issue Date: 30-Nov-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho de projeto consiste na elaboração de um Plano de Marketing para uma microempresa do ramo agroalimentar – Queijaria Carraça. Com este visa-se mostrar a importância da adoção do marketing e do plano de marketing para empresas de menor dimensão, como a empresa objeto de estudo. O trabalho inicia-se com uma revisão teórica acerca dos temas Planeamento de Marketing, Marketing na PME e Agronegócio de forma a sustentar teoricamente o projeto. Em termos de metodologia do Trabalho de Projeto recorre-se à abordagem qualitativa com recurso aos métodos de pesquisa exploratória e de observação. A este nível adaptou-se uma estrutura de plano de Marketing a ser seguida no desenvolvimento do projeto, neste sentido adaptou-se as perspetivas dos vários autores consultados, de forma a melhor responder às necessidades e dimensão da empresa. Por fim elaborou-se o plano de forma adequada à realidade da empresa e com o objetivo de proporcionar crescimento à mesma. Recomenda-se que a empresa em estudo não descure o planeamento e encare o marketing como uma área fulcral, devendo avançar com o plano proposto; Abstract: Marketing Plan for SME in Agribusiness sector: The Case of Queijaria Carraça This project work consists in the elaboration of a Marketing plan for a micro-enterprise of the agro-alimentary branch – Queijaria Carraça. This aims to show the importance of adopting marketing and marketing plan for smaller enterprises, such as the company object of study. The work begins with a theoretical review of the themes of marketing plan, marketing in SMEs and agribusiness in order to theoretically sustain the project. In terms of methodology of the project work, the qualitative approach is applied to the methods of exploratory research and observation. At this level, a Marketing plan structure to be followed in the development of the project was adapted to the perspectives of the various authors consulted, in order to better respond to the needs and size of the company. Finally, the plan was devised adequately for the company's reality and with the aim of providing growth. It is recommended that the company in the study does not neglect the planning and face marketing as a focal area, and should proceed with the proposed plan.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21784
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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