Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21782

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a capacidade de resolver problemas em matemática
Authors: Velez, Laura Marques
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: 1º Ciclo do ensino básico
Educação Pré-escolar
Resolução de problemas
Desenvolver a capacidade de resolver problema
Primary school
Preschool
Problem solving
Develop the capability of problem solving
Issue Date: 28-Nov-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório expressa a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar. A investigação decorreu em dois contextos, sendo primeiramente realizada numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e seguidamente numa sala de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo desta investigação é tornar os alunos bons resolvedores de problemas através da melhor compreensão de como planificar e conduzir a minha prática profissional. Assim, observando e analisando a resolução de problemas realizada pelas crianças e a discussão das suas resoluções, procuro responder às três seguintes questões que me ajudam a atingir o objetivo da minha investigação: Quais as principais dificuldades que as crianças apresentam no decorrer da resolução de problemas? Quais as representações que as crianças usam espontaneamente para a resolução dos problemas? Qual o papel que as crianças parecem atribuir ao uso de representações múltiplas na resolução de problemas? No decorrer desta investigação-ação, foi efetuada uma intervenção didática consistindo na realização de sequências de problemas matemáticos adequados a cada um dos contextos, que proporcionaram a recolha de dados das produções dos alunos para posterior análise e resposta às questões da investigação. Em relação à primeira as principais dificuldades manifestadas pelas crianças, estas foram a compreensão do que era pedido, o tipo de representação que deveriam utilizar, e a explicação do seu raciocínio. As representações que as crianças usaram espontaneamente para a resolução de problemas foram sobretudo a icónica (desenho e símbolos não convencionais) mas também a simbólica convencional, revelando apropriação de significados de símbolos formais. Os papéis que as crianças parecem ter atribuído ao uso de representações múltiplas na resolução de problemas são essencialmente dois: usaram-nas para ilustrar a tarefa e para explicarem o seu raciocínio. A presente investigação possibilitou constatar que a exploração de problemas matemáticos diversificados e significativos, que possibilitem o uso de variadas representações, assim como o diálogo e a utilização de materiais manipuláveis, são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas; Abstract: This report states the conclusions of the study executed in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary School, part of the Masters programme of Preschool Education and Primary School Teaching at University of Évora. The investigation occurred in a 1st grade classroom and a preschool classroom to illustrate and allow the collection of data in 2 different settings. The main goal of this investigation is to make students become good problem solvers through the better comprehension of how to plan and conduct my teaching practice. Therefore, through observance and analysis of the children’s solutions and their discussion, I will seek to answer 3 different questions that will aid me in my study objective: What are the main difficulties children encounter while trying to solve problems? What representations (iconical, symbolical, active and natural language) do children spontaneously use when solving problems? And how important is it for children the use of different representations during the solution of problems? The study consisted in subjecting children to a pre-chosen set of mathematical problems and collecting the data in the 2 different groups. The data was later analysed to find the answers to this study’s enquiries. Regarding the first question, the main difficulties shown by children were related to the comprehension of the what was being demanded of them, what kind of representation to use and explaining their solving process. The representations used spontaneously by children were mainly the iconical (drawing and non conventional symbols), but also the conventional symbols, revealing the acquisition of formal symbol significance. Children seem to attribute 2 special roles to multiple representations: illustrate a task and explain their solving process. This investigation allowed to confirm that exploring different and meaningful mathematical problems that allow the use of different representations towards its resolution, as well as dialoguing about the solving process and the use of physical helping materials, are fundamental tools leading to the development of children’s capability to solve problems.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21782
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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