Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21582
|
Title: | Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal |
Authors: | Simões, José Melo, Madalena |
Editors: | Lopes, Dinis Garrido, Margarida |
Keywords: | Doutoramento Doutor Relação de orientação Desenvolvimento pessoal |
Issue Date: | Nov-2017 |
Publisher: | Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia) |
Citation: | Simões, J. & Melo, M. (2017). Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal. Psicologia, 31 (2), 237-242 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia) |
Abstract: | O presente estudo procurou analisar o impacto da relação de orientação doutoral (ao nível do tipo de relação e qualidade percebida da relação) na perceção de desenvolvimento pessoal (em termos de ganhos e perdas). Participaram neste estudo 308 estudantes de doutoramento de três universidades portuguesas. Foram utilizados três questionários: Questionário de Interação Estudante-Orientador/a (QIEO, acerca do tipo de relação; adaptado de Mainhard, van der Rijst, van Tartwijk, & Wubbels, 2009); Questionário de Relação com o/a Orientador/a (QRO, acerca da qualidade da relação; Melo, 2000) e o Questionário Processo de Doutoramento: Ganhos e Perdas (PDGP, sobre a perceção de ganhos e perdas
desenvolvimentais; adaptado de Melo, 2000). Foram encontradas relações de influência entre a qualidade da relação e o tipo de relação sobre a perceção de ganhos e perdas. |
URI: | http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1348 http://hdl.handle.net/10174/21582 |
ISSN: | 2183-2471 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|