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http://hdl.handle.net/10174/21276
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Title: | Motivação e satisfação dos colaboradores de uma entidade do setor bancário português: estudo de caso |
Authors: | Moreno, Maria Rita Lavado |
Advisors: | Saraiva, Margarida |
Keywords: | Motivação Satisfação Sector bancário Motivation Satisfaction The banking sector |
Issue Date: | 26-Apr-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente dissertação incide no facto de compreender qual a importância que os 63
colaboradores da uma entidade do setor bancário português, a exercer funções em Fevereiro
de 2016, dão à motivação e à satisfação, e em que nível estas se situam. Foi assim necessário
analisar o conjunto de determinantes da motivação e satisfação na ótica dos mesmos;
analisando o relacionamento entre as variáveis dependentes da Motivação, da Satisfação e as
variáveis independentes de natureza sociodemográfica, verificando as variáveis que causam
impactos positivos nos resultados e as que devem exigir uma maior atenção.
Após análise dos resultados, foi possível apurar que a satisfação com os superiores
hierárquicos se situa num nível mediano. Mas, a satisfação é elevada perante as restantes
variáveis analisadas. É de notar que a motivação quer para a afiliação, quer para o sucesso, são
as que obtiveram valores mais elevados.
As variáveis que exigem maior atenção por parte da organização são a motivação pelo
poder, a satisfação com o salário e com as promoções.
Os resultados indicam ainda que respondentes se encontram motivados, mas
medianamente satisfeitos, o que, e de acordo com as teorias da motivação e satisfação, é uma
população motivada, mas com colaboradores não tão satisfeitos; ABSTRACT:
Motivation and Satisfaction of Employees of an Entity in the Banking Sector: A Case Study
The present dissertation focuses on understanding the importance of the 63 employees
of a Portuguese banking sector, who are in charge of February 2016, to motivation and
satisfaction, and to what level they are. It was therefore necessary to analyze the set of
determinants of motivation and satisfaction in their view; analyzing the relationship between
the variables dependent on Motivation, Satisfaction and the independent variables of
sociodemographic nature; identifying strengths and weaknesses; verifying the variables that
cause positive results and those that should require more attention.
After analyzing the results, it was possible to verify that satisfaction with the hierarchical
superiors is at a median level. However, satisfaction is high compared to the other variables
analyzed. It should be noted that the motivation for affiliation and success are those that
obtained higher values.
The variables that demand more attention from the organization are the motivation for
power, satisfaction with the salary and with promotions.
The results also indicate that the respondents are motivated, but moderately satisfied,
which, according to theories of motivation and satisfaction, is a motivated population, but with
not so satisfied employees. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21276 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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