Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21171

Title: Aplicação do modelo de análise de conteúdo para leitura de facetas da missão social da biblioteca pública: estudo no Facebook e nos sítios Web de bibliotecas portuguesas.
Authors: Alvim, Luísa
Keywords: Facebook
Métodos qualitativo e quantitativo
Missão social da biblioteca pública
Modelo de análise de conteúdo
Issue Date: 2017
Publisher: Páginas a&b
Citation: Alvim, L. (2017). Aplicação do modelo de análise de conteúdo para leitura de facetas da missão social da biblioteca pública: estudo no Facebook e nos sítios Web de bibliotecas portuguesas. Páginas a&b. Porto. 3ª Série Especial (2017). Disponível na internet: <URL: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2653/2441>
Abstract: Apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de análise de conteúdo para observação de facetas relativas à missão social da biblioteca pública nas páginas do Facebook e em sítios Web. O modelo apresentado é original e foi desenvolvido a partir da revisão de literatura. Foram concebidas quatro categorias de análise Gerar capital social e coesão social, Consolidar a democracia e a cidadania, Inclusão social e digital e Combater as iliteracias. O modelo permitiu a recolha e análise de dados aplicados a um caso de estudo constituído por 99 bibliotecas públicas portuguesas com página no Facebook em 2014. Com este modelo de análise de conteúdo fez-se a observação das facetas da missão social e fez-se a leitura de ações com facetas sociais na página do Facebook e dos sítios Web das bibliotecas públicas. No final discutem-se em paralelo os resultados da observação das páginas do Facebook das bibliotecas e dos sítios Web. A conclusão geral e mais imediata é que as 99 bibliotecas públicas no Facebook e os sítios Web publicam raramente ações de caráter social, sendo os resultados pouco satisfatórios. As bibliotecas públicas portuguesas destacam-se substancialmente em ações na categoria Gerar capital social e coesão social.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21171
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2653-6637-1-PB (1).pdf826.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois