Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21044

Title: A gestão da qualidade e a gestão contabilístico-financeira dos centros de novas oportunidades através do modelo de auto-avaliação da Common Assessment Framework
Authors: Duarte, Aida Fernanda
Advisors: Rosa, Álvaro
Saraiva, Margarida
Keywords: Qualidade
Cammon Assessment Framework (CAF)
Centro novas oportunidades (CNO)
Gestão contabilístico-financeira
Quality
Accounting financial management
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho de investigação tem por objectivo avaliar a qualidade da gestão dos Centros de Novas Oportunidades (CNO). Mais especificamente, devido às características peculiares de financiamento dos CNO - transferência por conta do Orçamento do Estado e subsídios da União Europeia, sugerimos que a qualidade da gestão no sector financeiro é determinante para um desempenho de sucesso e sustentável. Nesta sequência, o projecto desenvolve-se em dois níveis: no primeiro, é realizada uma avaliação genérica da qualidade da gestão dos CNO através da análise dos critérios de meios da metodologia CAF e para o efeito é aplicado um questionário de diagnóstico aos Directores e/ou Coordenadores e outro aos Colaboradores do CNO. A escolha deste modelo deveu-se ao facto de haver orientações por parte da Agência Nacional para as Qualificações (ANQ) para que os CNO passassem a ter, como prática comum, a auto-avaliação da actividade Novas Oportunidades A avaliação do CNO feita pelo Director/Coordenador e pelos Colaboradores em relação a alguns critérios permitiu-nos averiguar que estes Centros ainda têm um longo caminho a percorrer até atingir a excelência. No entanto, pode-se dizer que o objectivo inicial deste estudo foi atingido, pois os responsáveis e colaboradores têm a mesma percepção da qualidade do serviço que prestam e do CNO que representam, com excepção para alguns itens que são possíveis de melhorar, nomeadamente a divulgação da Missão, da Visão, dos Valores e do Plano Estratégico de Intervenção (PEI) do CNO às outras partes interessadas. No segundo nível, e por se reconhecer que a gestão contabilístico-financeira é crucial e estratégica numa organização, sobretudo no que respeita à sua sustentabilidade, é avaliado o grau de qualidade organizativa contabilístico-financeira dos Centros com base no modelo de auto-avaliação da CAF. A metodologia de investigação adoptada é o estudo de caso. O estudo de caso foi suportado na análise de Instrumentos de Gestão Contabilístico-Financeira, como o Relatório e Contas do ano de 2003 até ao ano de 2009. Foram definidas medidas de qualidade, baseadas nas que a ANQ e o Gestor do Programa utilizam para análise do projecto, acrescentando outras que consideramos pertinentes para este estudo. Deste estudo, conclui-se que o Centro sabe identificar quais as acções de melhoria que precisa implementar e promover uma boa gestão dos instrumentos financeiros na condução dos destinos a que se predispuseram. – ABSTRACT: Quality Management and Accounting and Financial Management in the Centers for New Opportunities under Model of Common Assessment Framework. The research Project that we have engaged aims to evaluate the quality of the management system of the Centres for New Opportunities (CNO). ln addition, due to the peculiar financing system of the CNO - Government transfers and European Union subsidies, we suggest that the quality of the financial system determines the performance and the sustainability of the CNO. Therefore, in the project we have carried out are two folded. The first one is the general evaluation of the management system of the CNO. The empirical research was based on the set of criteria of means of the Common Assessment Framework (CAF) of the EFQM and questionnaires were administered to the managerial staff and collaborators of the CNO. The choice for CAF as our working model was made under the recommendation of the National Agency for Qualifications that all CNO should practice a self-assessment of their qualifying activities. Our findings tell us that the CNO still have a long way to go in order to achieve the excellence. A very positive point is that both managerial staff and co-workers are quite conscious about the quality of service they should provide to their clients and the importance about their role in their own organization. Some points could be easily improved such as providing a clear communication to the organization about their Mission, Vision, Values and Strategy and, furthermore, to the stakeholders in general. The second and most essential part of our work was to evaluate the quality of the accounting and financial system of a CNO. A good accounting and financial management is a guarantee of good performance and long term sustainability. The methodology adopted was case study. The case study was mostly supported by the analysis of deployment of financial instruments and reporting document from 2003 to 2009. Some measures of quality were identified and evaluated and we could conclude the studied CNO was able to select the adequate projects to proceed with and provided a good governance of financial instruments.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21044
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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