|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20818
|
Title: | A escola pelo olhar da criança: representações sociais da escola na infância |
Authors: | Moura, Liliana Cristina Pinto de |
Advisors: | Oliveira, Abílio |
Keywords: | Criança Escola Educação Ensino Representações sociais Child School Education Teaching Social representations |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O modo como as crianças olham a escola e as suas perspectivas perante a escola que frequentam, permite-nos repensar o ensino e a nossa prática pedagógica. Orientados pelo olhar de crianças escolarizadas de idades compreendias entre 8 e 11 anos, de ambos os sexos, a frequentar escolas de 1° e 2° ciclo da rede pública em Lisboa, apreendemos e analisámos as suas representações sociais, o que sentem e pensam sobre a escola que frequentam e como gostariam que ela fosse. Enquadrámos teoricamente esta investigação na teoria das Representações Sociais (e.g., Moscovici, 1976). Os dados foram recolhidos através de questionários de resposta aberta, a partir de associação livre de palavras, e tratados através de Análises Factoriais de Correspondência. As crianças salientam na escola dimensões lúdicas, cognitivas e/ou de aprendizagem, local onde se estuda, aprende e se prepara o futuro. As representações das raparigas aproximam-se das dos mais velhos - escola numa dimensão mais cognitiva de aprendizagem e/ou instrução, enquanto que a dos rapazes são numa dimensão mais lúdica, dizendo gostar da escola pela brincadeira e pelas relações estabelecidas com colegas. Assim, importa estimular a motivação perante a escola e a vida, recorrendo ao lúdico, fortalecer as relações afectivas entre professor e aluno, e fortalecer o sentimento de pertença da criança à escola. Os resultados obtidos permitiram-nos conhecer melhor os pensamentos e sentimentos das crianças. Esperamos assim poder contribuir para uma melhor intervenção educativa, para a construção de uma escola cada vez mais pensada para a criança, conforme os seus anseios e necessidades, capaz de ajudar os jovens a ter referências, a descobrir quem são e que papeis podem desempenhar a nível individual, familiar e social. - ABSTRACT: The way children look at school and their prospects of the school they attend, allows us to rethink our education and pedagogical practice. Guided by the eyes of the students aged between 8 and 11 years, of both sexes, attending public schools from 1st to 2nd cycle in Lisbon, we have apprehended and analyzed their social representations, what they feel and think about their school and what would they like it to be, as an ideal school. The present empirical research is theoretically framed on the social representations theory (e.g., Moscovici, 1976). The data was gathered using free word associations, from questions individually made to the children, and examined through FCA. Children point out in school playful, cognitive and I or learning dimensions, a place where they can study, learn and prepare the future. The representations of girls come near to those of the older - school in a cognitive dimension of learning and I or instruction, while boys are in a more playful dimension, saying to like the school for the play and the relations established with colleagues. lt is therefore important to stimulate the motivation towards school and life, using the playful, emotional strengthen relations between teacher and student, and strengthen the child's sense of belonging to the school. The results enabled us to better understand the thoughts and feelings of children. We hope to be able to contribute to a better educational intervention, to build a school more thought to the child, according to their wishes and needs, capable of helping young people in their search for references, and to discover who they are and what roles they can play in individual, family and social level. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20818 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|