Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20170

Title: "Espaços rurais do Mosteiro de Alcobaça - Antigas Granjas - Arquitetura e Usos Atuais"
Authors: Tereno, Maria
Pereira, Marízia
Monteiro, Maria
Keywords: Arquitetura, Património, Granjas, Paisagem.
Issue Date: 23-Jan-2016
Publisher: Ciclo de Conferências sobre Estudos Monásticos Alcobacenses no âmbito das comemorações dos 25 anos da inscrição do Mosteiro de Alcobaça na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO
Citation: Tereno, M.; Pereira, M. & Monteiro, M. (2016). Espaços rurais do Mosteiro de Alcobaça - Antigas Granjas - Arquitetura e Usos Atuais. Ciclo de Conferências sobre Estudos Monásticos Alcobacenses no âmbito das comemorações dos 25 anos da inscrição do Mosteiro de Alcobaça na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Abstract: Resumo As grandes Ordens Monásticas transmitiram através da sua prática religiosa e de conhecimentos em áreas diversificadas entre as quais a agricultura, e tiveram uma participação importante na ocupação do território e na evolução cultural do país. O estudo dos testemunhos deixados pela Ordem de Cister, que participam na identidade da nossa arquitetura e sua paisagem envolvente poderá contribuir para uma melhor identificação dos vestígios destes conjuntos rurais e paisagem onde se integram e como um alerta para o interesse na sua proteção e, eventualmente, na sua valorização. As granjas e quintas sobre as quais incide este estudo são as Quintas do Campo, de Vale de Ventos e do Vimeiro e como estruturas arquitetónicas mais específicas a Casa do Monge Lagareiro em Ataíja de Cima e o Celeiro de Aljubarrota. Do ponto de vista da paisagem envolvente a estes conjuntos, pode concluir-se que a paisagem envolvente à Quinta do Campo, mantém ainda muitas das características que a constituíam à época da implantação desta granja. A Quinta de Vale de Ventos e o Lagar dos Frades tiveram intervenções mais profundas que contribuíram para alterar bastante a configuração da paisagem envolvente foram votadas ao abandono. A Quinta do Vimeiro alvo de intervenção recente encontra-se em muito bom estado de conservação, com recuperação muito cuidada.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20170
Type: lecture
Appears in Collections:ARQ - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ciclo de Conferências sobre Estudos Monásticos Alcobacenses.pdf274.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois