Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20111
|
Title: | "A vida dos instrumentos - pureza e ressonância de cor em Amadeo de Souza Cardoso", in 100 Orpheu |
Authors: | Amado, Maria Teresa |
Editors: | Maior, Dionísio Vila Rita, Anabela |
Keywords: | Amadeo Sousa Cardozo modernismo pintura música organização do espaço fragmentação |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Edições Esgotadas |
Citation: | ISBN 978-989-8801-37-1 |
Abstract: | A vitalidade da Música na criação do Modernismo impõe-se no diálogo que estabelece com a Literatura e a Pintura. A Música é a arte que desperta no ser humano as emoções mais profundas, ecos e ressonâncias da alma. É uma arte da vibração e do rigor da medida, abstrata, liberta das contingências da imitação. A partir do fim do século XIX ela vai à procura de novos caminhos, muitos músicos entram em rutura com a linguagem harmónica tradicional, à procura de novas expressividades. Este processo de busca e de vanguarda da Música marca as diferentes correntes pictóricas: como temática visível, na globalidade; e como fragmentação do tempo e estruturação vibrante da forma e da cor, em Amadeu e nos artistas que sentem a pintura como um caminho interior. Perceber os sons e as vibrações dessa musicalidade dá-nos a evolução e a profundidade do percurso da obra plástica de Amadeo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20111 |
Type: | article |
Appears in Collections: | HIS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|