|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19878
|
Title: | Estudo comparativo de professores de ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas: stresse, bem estar, suporte social e burnout |
Authors: | Calisto, Inês de Jesus Pinto Lopes |
Advisors: | Candeias, Adelinda Araújo |
Keywords: | Educação especial Professores Escolas públicas Stresse Bem-estar Suporte social Burnout Special education Teachers Public schools Stress Welfare Social support Burnout |
Issue Date: | 7-Dec-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Sendo a docência umas das profissões onde existem elevados níveis de stresse e burnout,
este estudo objetivou comparar estes níveis em professores de ensino regular que
trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais e professores de educação
especial. Estudou-se também o bem-estar psicológico manifestado por este grupo, bem
como a percepção do suporte social, o qual tem um efeito direto positivo sobre o burnout.
Os resultados revelam que, relativamente ao stresse, no grupo de ensino regular são os
homens que manifestam um nível mais elevado, enquanto que no grupo de educação
especial, são as mulheres. Foram identificadas também diferenças no bem-estar e
percepção do suporte social, tendo estes resultados sido obtidos para os docentes de
educação especial, homens e mulheres, respetivamente. No que concerne ao burnout,
foram observadas diferenças em função do género e habilitações literárias, tendo estas
sido verificadas no grupo de professoras de ensino regular que possuem o bacharelato e
professores que possuem mestrado e doutoramento. No grupo de educação especial, as
diferenças foram obtidas nas professoras com doutoramento e nos homens que possuem
a licenciatura; Comparative study of regular education teachers and special education in Portuguese
public schools: stress, welfare, social support and burnout
Abstract:
Being a teaching professions where there are high levels of stress and burnout, this study
aimed to compare these levels in regular education teachers who work with students with
special educational needs and special education teachers. It is also studied the
psychological well-being manifested by this group, as well as the perception of social
support, which has a positive direct effect on burnout. The results show that for the stress
in the regular education group are men who express a higher level, while the special
education group, are women. They were also identified differences in well-being and
perceived social support, and these results have been obtained for special education
teachers, men and women, respectively. Regarding the burnout, differences were
observed in gender and qualifications, and these were verified on the regular education
teachers group who have a bachelor's degree and teachers who hold master's and
doctorate. In the special education group, the differences were obtained in teachers with
doctoral and men who have a degree. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19878 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|