Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18545

Title: e-Astro: O e-learning aplicado ao ensino da astronomia: Planetas telúricos
Authors: Marques, Alexandre Morais
Advisors: Carvalho, Alfredo Jorge Palace
Candeias, António José Estevão
Araújo, Miguel António Nova
Keywords: e-learning
Multimédia
Ensino
Astronomia
Planetas telúricos
Sistema solar
e-learning
Multimedia
teaching
Astronomy
Terrestrial planets
Solar system
Issue Date: Jul-2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A investigação em didáctica das ciências tem mostrado que a generalidade dos alunos manifesta cada vez menos interesse para aprender ciências. No entanto, o incremento da importância de temas científicos no nosso dia-a-dia, exige dos indivíduos um conhecimento científico cada vez mais aprofundado. O estudo da Astronomia permite abordar e interligar os conteúdos de tisica mais facilmente, tomando possível a aproximação do conhecimento científico ao conhecimento do quotidiano, mostrando a estreita ligação entre a Física, a Sociedade e a Tecnologia. O processo de ensino-aprendizagem encontra-se em mudança devido à integração das T.I.C. Através da internet e tirando partido da multimédia é possível desenvolver uma formação científica adequada que contribua para o despertar da curiosidade e do interesse dos alunos pela Ciência. Tendo em conta os pressupostos anteriores pretende-se, com este estudo, desenvolver uma plataforma de e-learning e recursos multimédia que satisfaçam estes requisitos. ABSTRACT; The investigation in didactics of sciences has been showing that the generality of students show less and less interest to learn sciences. However, the increment of the importance of scientific themes in our day-to-day life, demands from the individuals an increasingly deeper scientific knowledge. The study of Astronomy allows to approach and to interconnect physics subjects more easily, making possible the approach of scientific knowledge to the knowledge of everyday life, showing the narrow connection among Physics, Society and Technology. The teaching-learning process is in change duet the integration of the I.C.T. Through the internet and taking advantage of multimedia it is possible to develop an appropriate scientific formation that contributes to the awakening of curiosity and of the student's interest for Science. Having in mind the previous presuppositions is intended, with this study, to develop an e-learning platform and multimedia resources that satisfy these requirements.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18545
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Alexandre Morais Marques - Tese de Mestrado - 171 344.pdf8.21 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois