Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18386

Title: Wine branding: um estudo de caso sobre rotulagem
Authors: Abreu, Susana Isabel Tira-Picos
Advisors: Marques, Tiago Filipe Navarro Frutuoso dos Santos
Ruivo, Inês Secca
Keywords: Design da comunicação
Wine branding
Embalagem e rotulagem
Communication design
Wine branding
Packaging and labeling
Issue Date: 13-Apr-2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como finalidade o estudo e exploração da dimensão do branding ao nível da indústria do vinho, centrando-se sobretudo no método de criação/recriação de rótulos de vinho, assim como todo o conhecimento prévio que isso implica deter sobre o tema em questão. Serão abordados conteúdos maioritariamente direcionados para o desenvolvimento dos rótulos de vinho, desde a escolha do nome aos tipos de acabamentos que se pode recorrer para enaltecer o rótulo. No quadro desta investigação pretende-se elaborar um estudo de caso, com o intuito de elucidar em termos práticos os iniciantes ou profissionais da área do design, sobre a temática da rotulagem dos vinhos, bem como, alertar as próprias empresas vinícolas para a importância do design acima de tudo na imagem dos seus produtos, por forma a que estas possam acompanhar as mundaças do mercado, dando a atenção que é necessária ao design, ao demonstrar a complexidade em que assenta o processo de design. Compreender os métodos e instrumentos necessários para a concepção de rótulos de vinho de forma a conceber imagens com uma maior precisão, reflectindo desta forma os valores do produto é o elemento fulcral nesta investigação. A dissertação é composta por um primeiro capítulo introdutório, dando a conhecer aspectos gerais e especifícos sobre a investigação, seguindo-se de um segundo capítulo teórico centrado em conteúdos gerais sobre o vinho, isto é, conhecimentos necessários para perceber a importância dos rótulos de vinho para o nosso país, assim como estes influenciam a decisão de compra do consumidor. O terceiro capítulo define e delimita o conceito de wine branding e consequentes sub-temas como o design de rótulos de vinhos, o packaging e todos os conhecimentos que implica ter a esse nível para que os rótulos comuniquem de forma directa e coerente a marca em questão. No quarto e último capítulo desenvolve-se a parte prática da investigação, que no fundo é o resultado prático fundamentando-se na teoria dos capítulos anteriores. Com esta investigação pretende-se contribuir para o desenvolvimento do saber na área da rotulagem de vinhos sob o ponto de vista do design, de modo a contribuir para os conhecimentos dos iniciantes, profissionais ou interessados nesta temática do design, para que estes possam elevar o design em Portugal de forma consciente e consistente, bem como incentivar as próprias empresas vinícolas a investir e confiar no design e nos seus profissionais; ABSTRACT: This research aims at the study and exploration of the extent of branding to the wine industry level, mainly focusing on the method of creation / recreation of wine labels, as well as any prior knowledge that entails dwelling on the subject in question. mostly targeted content will be addressed for the development of wine labels, from choosing the name the types of finishes that can be called upon to praise the label. As part of this research is intended to develop a case study, in order to elucidate a practical matter beginners or professionals in the field of design, on the issue of labeling of wines, as well as alert own wineries to the importance of design above all the image of their products, so that they can follow mundaças market, giving the attention that is needed to design, demonstrating the complexity underlying the design process. Understand the methods and tools necessary for the design of wine labels in order to design images with greater precision, thus reflecting the values of the product is the key element in this investigation. The dissertation consists of a first introductory chapter, stating the general and specific aspects of the investigation, followed by a second theoretical chapter focused on general content of the wine, ie knowledge to realize the importance of wine labels for our country, as they influence the consumer’s purchasing decision. The third chapter defines and delimits the concept of wine branding and consequent sub-themes such as the design of wine labels, the packaging and all the knowledge that entails having at that level for the labels communicate directly and consistently the brand in question . In the fourth and final chapter develops the practical part of the investigation that in the background is the practical result basing on the theory of the previous chapters. With this research aims to contribute to the development of knowledge in the area of wine labeling in the design point of view, in order to contribute to the knowledge of beginners, professionals or interested in this theme design, so that they can raise the design in Portugal consciously and consistently, and to encourage their own wineries to invest and rely on design and its professionals.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18386
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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