Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18357

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
Authors: Ameixa, Elisabete
Advisors: Folque, Maria Assunção
Magalhães, Olga
Keywords: Interação
Comunicação
Cooperação
Pares
Conflito cognitivo
Comunidade de aprendizagem
Interaction
Communication
Cooperation
Peers
Cognitive conflict
Learning community
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem efetuado ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em pré-escolar e em 1.0 ciclo, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Estas foram desenvolvidas em duas instituições distintas - Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. O tema que apresento neste relatório é o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens, como tal todos os capítulos vou ao encontro deste referindo o que cada capítulo possibilitou para a concretização de aprendizagens cooperadas. Para que tal fosse possível, tive em consideração o perfil profissional do educador de infância e do professor de 1.0 ciclo e quatro dimensões respetivas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Metas de Aprendizagem, e o programa de 1º Ciclo da E.B/jl dos Canaviais. Com isto, pude constatar os benefícios da aprendizagem através da cooperação; ABSTRACT: This report reflects the learning process effected in the teaching practice in Pre­ school and Teaching Practice in Primary School, belonging to the Masters in Pre-school Education and Teaching in Basic Education (1st cycle). These were developed in two different institutions- Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. The theme of this report is the role of communication between children in their learning. In all chapters I try to find the theme, referring what each chapter makes possible for implementation of cooperative learning. To make this possible, I based on the professional profile for pre-school and primary teachers and its four dimensions, the Curriculum Guidelines for Preschool Education, the Learning Goals, and the program of the 1st Cycle EB IJI dos Canaviais. With this, I could see the benefits of learning through cooperation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18357
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
resumo.docx14.44 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Elisabete Vital Ameixa - Tese de Mestrado - 193 438.pdf23.88 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois