Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18327
|
Title: | A literacia: conhecimentos emergentes da leitura e da escrita no ensino pré-escolar |
Authors: | Franco, Susana Rita Tralha |
Advisors: | Araújo, Luísa Paula de Sousa Lobo Borges de |
Keywords: | Educação Supervisão pedagógica Literacia Ensino Pré-Escolar Leitura Escrita |
Issue Date: | Sep-2008 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo descreve a forma como a literacia emergente e a consciência fonológica são trabalhadas no ensino pré-escolar, quando as Educadoras de Infância lêem histórias para as crianças, e caracteriza a influência que as estratégias utilizadas pelas Educadoras têm no desenvolvimento literácito dos alunos. Para o efeito, realizámos um estudo de caso em três classes com crianças entre os três e os cinco anos de idade numa escola do distrito de Lisboa. Os resultados mostram que as educadoras não privilegiam muito práticas associadas ao conhecimento do código escrito quando lêem para as crianças. No entanto, os resultados sugerem que há uma relação entre as práticas pedagógicas utilizadas pelas Educadoras e os resultados dos alunos em testes de conhecimentos emergentes da leitura e da escrita e de consciência fonológica. Podemos concluir que as práticas pedagógicas adoptadas neste nível de ensino no ano 2006/2007 foram, no geral, promotoras do desenvolvimento literácito dos alunos. /ABSTRACT; This study describes the way in which emergent literacy knowledge and phonological awareness are addressed in pre-school classes, in the context of readalouds done by pre-school teachers, and it characterizes the influence of teacher-adopted strategies for the literacy development of their students. Thus, we conducted a case study in three different classes with children ranging from three to five years of age in a school in the outskirts of Lisbon. Results show that the teachers did not value practices associated with the knowledge of the written code while reading aloud for children. Nonetheless, results suggest that there is a relationship between the teachers' pedagogical practices and the students' knowledge of emergent literacy concepts and phonological awareness. We can say that the pedagogical practices adopted at this educational level in the year 2006/2007 did, in general, promote the children' literacy knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18327 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|