Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18229

Title: A componente prático-laboratorial de Física e Química A - Ano I e a formação dos alunos do ensino secundário
Authors: Henriqueto, Sofia Isabel Costa
Advisors: Oliveira, Vítor José Martins
Keywords: Física e química A
Componente prática
Prático-laboratorial
Laboratório
Actividades práticas
Actividades experimentais
Relatórios
Trabalho de grupo
Physics and chemistry
Practical component
Practical and laboratory
Laboratory
Practical activities
Experimental activities
Reports
Working group
Issue Date: Jul-2008
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A componente prático-laboratorial (PL) faz parte dos currículos de Física e Química do Ensino Secundário e é considerada fundamental por diversos autores e professores. Com este trabalho pretende-se conhecer as características da realização da componente PL, a importância que alunos e professores lhe reconhecem e os contributos que pode trazer para o desenvolvimento dos alunos. Deste modo, importa clarificar os conceitos de prático, laboratorial e experimental e compreender se sempre que alunos e professores opinam sobre esta temática conhecem, efectivamente, o currículo e a oferta formativa em causa. Nesta dissertação analisam-se e cruzam-se informações sobre o funcionamento da componente prático-laboratorial, do ponto de vista de alunos e professores. Verificámos que a população inquirida realizou um baixo número de actividades PL previstas para o ano I de Física e Química A, existindo escolas que realizaram apenas uma das actividades. Os alunos não nos apresentam razões para a não realização das actividades (ao contrário dos professores), mas reconhecem (maioritariamente), tal como os professores entrevistados, a importância da sua concretização, os beneficias que acarretam e apontam falhas e necessidades ao nível dos laboratórios de Física e Química das suas escolas. – ABSTRACT; The laboratorial component is part of Physics and Chemistry curriculum of the Secondary School and it’s considered crucial by several authors and teachers. ln this work we seek the PL component characteristics, the importance that students and teachers recognize to it and also the contributions it can bring to the development of students. Thus, its important to clarify the concepts of practical, experimental and laboratorial and when students and teachers talk: about this issue they know, actually, the curriculum and training offer in question. ln this thesis we examine and cross up information on the operation of the laboratorial component, from a point of view of students and teachers. We discovered that the people surveyed accomplished a low number of laboratorial activities planned for first year in Physics and Chemistry A, and in some existing schools only one of the activities was achieved. Students, unlike the teachers, don't stress any special reasons for not carrying out the activities, but students and teachers generally recognize the importance in implementing the PL activities, the possible benefits and they also point faults and needs in the Physics and Chemistry laboratories of theirs schools.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18229
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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