Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17939

Title: Fatores que influenciam o consumidor na escolha da marca Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Authors: Sousa, Sousa Manuel de
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Cruz
Keywords: Comportamento do consumidor
Marca e Universidade Eduardo Mondlane
Consumer behaviour
Brand and Eduardo Mondlane University
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A escolha de uma marca é influenciada por vários factores. Identificar os fatores que influenciam na escolha da marca pode contribuir bastante para o sucesso da marca, na medida em que com este conhecimento os gestores poderão incorporar na marca as qualidades e informações que o consumidor deseja. No entanto, tratando de uma marca que fornece serviço, o processo de identificação dos factores torna-se complexo. Neste estudo procurou-se identificar os factores que influenciam na escolha da marca Universidade Eduardo Mondlane. Para o efeito, efectuou-se um levantamento bibliográfico dos factores que influenciam o comportamento do consumidor, determinou-se a proporção de cada fator na decisão do consumidor, identificaram-se os segmentos de consumidores ao nível da marca UEM e caracterizou-se estes segmentos. Para o alcance dos objetivos acima referidos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados resultantes do estudo de campo foram analisados por meio do SPSS, onde recorreu-se a análises descritivas, Fatorial, Anova, Cluster e Discriminante. Como resultado da análise dos dados, notou-se que existem 5 fatores que influenciam na escolha da marca UEM, sendo eles o fator Imagem da UEM, Acesso à UEM, Qualidade da Formação, Opinião do público interno e Opinião do público externo. Notou-se também que, tendo como base os critérios de escolha, avaliação e recomendação, existem 2 fatores, à saber: Qualidade e Imagem da UEM. Pelo método de segmentação foram identificados 3 clusters, os quais foram designados: Multivariável (1), Imagem (2) e Qualidade (3); Abstract: Factor Influencing the Consumer`s choice brand Eduardo Mondlane University The choice of a band is influenced by several factors. Identify factors that influence the choice of brand can contribute a lot to the success of brand, to the extent that with this knowledge managers will incorporate the brand's qualities and information that consumers want. However, in case of a brand that provides service, the process of identifying factors becomes complex. In this study we sought to identify the factors that influence the choice of brand Eduardo Mondlane University (EMU). To this end, was carried out a literature review of the factors influencing consumer behavior, it determined the proportion of each factor in the consumer's decision, were identified consumer segments in terms of EMU brand and characterized these segments . To achieve the above objectives, a literature and field research was conducted. Data from field studies were analyzed using SPSS, which appealed to the descriptive analysis, Factorial, ANOVA, Cluster and Discriminant. As a result of data analysis, it was noted that there are 5 factors that influence the EMU brand choice, and they EMU Image factor, Access to EMU, Qalidade Training, Internal public opinion and External public opinion. It is also noted that, based on the selection criteria, evaluation and recommendation, there are two factors to know: Quality and EMU image. The segmentation method identified 3 clusters, which were designated: multivariable (1), Image (2) and Quality (3).
URI: http://hdl.handle.net/10174/17939
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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