Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17923

Title: Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
Authors: Pedro, Mara Cristina da Copa
Advisors: Balça, Ângela
Keywords: Ensino do espanhol
Motivação
Aprendizagem das línguas estrangeiras
Avaliação
Estratégias
Materiais
Prática docente
Desenvolvimento profissional
Spanish teaching
Motivation
Foreign language's learning
Evaluation
Resources
Teaching experience/practice
Professional development
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com este Relatório, apresentado à Universidade de Évora, pretende-se descrever a experiência de lecionação do Espanhol, como Língua Estrangeira - iniciação, numa turma do 7° ano de escolaridade, no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário. O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer estratégias e atividades implementadas nas aulas, que foram fundamentadas pelos documentos legais que orientam o ensino das línguas estrangeiras no nosso país, promovendo e potenciando a motivação dos alunos para a aprendizagem do Espanhol. Acreditamos que o professor de língua estrangeira tem como papel principal fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para ultrapassarem dificuldades de aquisição e aplicação de conhecimentos e que lhes permitam criar uma atitude positiva em relação à aprendizagem das línguas estrangeiras. O relato da experiência letiva abordará uma reflexão acerca do processo ensino­ aprendizagem e da sua avaliação, fazendo-se referência às estratégias e apresentando-se os materiais utilizados, que nos ajudaram a alcançar os resultados esperados na aprendizagem do Espanhol. Por último, o relato será completado com uma análise da prática de ensino da docente e com explicitação das ações que ajudaram no seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report, presented to Évora University, is assumed to be a description of the experience of teaching Spanish as a foreign language, in the pre-intermediate level, in a ih grade class during the present school year (2012/2013), concerning the Master degree in Portuguese teaching with students in the 3" ciclo do Ensino Básico and Secondary School as well as Spanish teaching to students attending Ensino Básico and Secondary School. Therefore its aim is to present strategies and activities introduced in class, which had legal support on teaching foreign languages rules in our country, encouraging and developing the students' motivation on learning the Spanish language. We strongly believe that the foreign language teacher has the main role of providing the students with the essential tools to overcome difficulties in acquiring and using knowledge and also to create a more positive attitude towards foreign language learning. The report of the teaching practice will take us on a consideration about the teaching-learning process and its evaluation, taking into account the strategies and presenting the resources used, which helped us to obtain the expected results in the process of learning Spanish. Finally, the report will end with an analysis of the teaching practice and experience of the teacher and also an explanation of the plan of actions that has helped her professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17923
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório PES.pdf8.32 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois