Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17673

Title: Dilemas do diagnóstico organizacional: revisita à esfera das premissas da análise estratégica
Authors: Silva, Carlos
Braga, Domingos
Editors: Fialho, Joaquim
Silva, Carlos
Saragoça, José
Keywords: diagnóstico organizacional
análise estratégica
Issue Date: 2015
Publisher: Edições Sílabo
Citation: Silva, C. & Braga, D. (2015). Dilemas do diagnóstico organizacional: revisita à esfera das premissas da análise estratégica. in J. Fialho, C. Silva & J. Saragoça (coord.), Diagnóstico Social – Teoria, Metodologia e Casos Práticos (61-100). Lisboa: Edições Sílabo, (ISBN: 978-972-618-837-7).
Abstract: O conceito de diagnóstico é polissémico e visa sempre uma situação contextual particular, tendo em conta um dado sistema complexo de interações entre os atores sociais. Subjaz na noção de diagnóstico a ideia de um conhecimento novo que se constrói a partir de conhecimentos parciais já existentes. Através do olhar sociológico do diagnóstico organizacional permite-nos apreender o funcionamento global do sistema organizacional e dos pontos fortes e fracos que o estruturam. Trata-se de uma conduta extremamente «rigorosa» que privilegia os aspetos qualitativos, tendo em conta as interações sociais do campo organizacional. Deve-se proceder sempre a partilha ou a comunicação dos resultados do diagnóstico com os atores intervenientes, na medida em que a apropriação dos resultados pelos atores facilita a introdução de medidas corretoras e a indução de mecanismos de mudança organizacional, fomentando, assim, uma articulação entre o conhecimento e a ação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17673
ISBN: 978-972-618-837-7
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
06 Pages 61-100 Carlos & Domingos Diagnóstico Social - Teorias, Metodologia e Casos Práticos_MIOLO_V1.pdf294.17 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois