Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16993

Title: Formas de organização e agrupamento das Instituições de Ensino Superior portuguesas: uma abordagem multivariada.
Authors: Dionísio, Andreia
Rego, Conceição
Ramos, Isabel
Baltazar, Maria da Saudade
Lucas, Raquel
Editors: FORGES
Keywords: Análise estatística multivariada
Desenvolvimento Territorial
Instituições de Ensino Superior
Issue Date: 2015
Publisher: FORGES
Citation: Dionísio, A.; Rego, C.; Ramos, I.; Baltazar, M da S. e Lucas, Raquel (2015). Formas de organização e agrupamento das Instituições de Ensino Superior portuguesas: uma abordagem multivariada. 5ª Conferência FORGES – Autonomia e os Modelos de Governo e Gestão das Instituições de Ensino Superior, 18, 19 e 20 de Novembro de 2015. Coimbra: Universidade de Coimbra
Abstract: As Instituições de Ensino Superior (IES) localizam-se ao longo de todo o território português. Contudo, nem as IES são idênticas nem os territórios que as acolhem são semelhantes. Desde logo, do ponto de vista formal, as IES são diferentes uma vez que estão enquadradas nos subsistemas público e privado, universitário e politécnico. Por outro lado, estudos anteriores efectuados pelas autoras, com base no Índice de Desenvolvimento Regional – que agrupa diferentes variáveis em três dimensões: Coesão, Competitividade e Qualidade Ambiental – revelam diferenças de desenvolvimento entre as regiões portuguesas que vão para além das mais convencionais distinções entre Norte e Sul, Interior e Litoral ou ainda Urbano e Rural. Foram encontrados quatro clusters que evidenciam o comportamento distinto das várias regiões. A partir desses estudos, pretende-se agora verificar de que forma as IES acompanham (ou não) esta “nova geografia” do território nacional, ou seja, importa verificar se as diferenças entre as IES se revelam quando se consideram as suas características, dando origem a grupos distintos. Para tanto, propõe-se estudar a rede de estabelecimentos de ensino público, utilizando os métodos da análise estatística multivariada, por um lado para verificar as similitudes entre as IES e, por outro, para identificar as principais variáveis que distinguem os (potenciais) grupos de instituições. O conhecimento destas características permite caracterizar melhor o sistema público de ensino superior português bem como as semelhanças entre as diversas instituições. O estudo desenvolvido mostra que as IES públicas portuguesas podem agrupar-se em 3 clusters, de acordo com a respectiva dimensão, as quais ocupam de forma distinta o território, podendo ser estabelecida uma correspondência genérica entre a dimensão das IES e a densidade do território onde estão localizadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16993
ISBN: 978-989-97890-6-7
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DIONÍSIO_ANDREIA_et_all_PAPER_Formas de organização e agrupamento das Instituições de Ensino Superior portuguesas- uma abordagem multivari.pdf742.86 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois