Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16678

Title: Comparação dos efeitos de um programa de exercício tradicional Vs programa de exercício tradicional + exercício vibratório em crianças com excesso de peso ou obesidade
Authors: Gonçalves, Catarina Joaquim
Advisors: Raimundo, Armando Manuel de Mendonça
Keywords: Obesidade infantil
Crianças
Composição corporal
Aptidão física
Programa de exercício físico
Treino vibratório
Childhood obesity
Children
Body composition
Physical fitness
Physical exercice program
Vibration training
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: Avaliar e comparar as adaptações de um programa de exercício físico tradicional com um programa de exercício físico complementado com exercício vibratório na aptidão física em crianças classificadas com excesso de peso ou obesidade, nomeadamente, na força muscular, capacidade aeróbia e composição corporal. Metodologia: Realizou-se um rastreio à composição corporal à população juvenil do 1º ciclo das Escolas Básicas do concelho de Évora, com idades compreendidas dos 6 aos 10 anos, formando uma amostra total de 953 crianças avaliadas, dos quais foram detectados 108 casos de excesso de peso e obesidade. Convidaram-se essas crianças a participarem voluntariamente neste estudo, tendo-se formado uma amostra de 23 crianças. Posteriormente, dividimos a amostra em dois grupos, o grupo de exercício e o grupo de exercício+vibração, em que este complementava o mesmo programa de exercício com treino vibratório. Foi feita uma avaliação inicial e uma avaliação final, após 9 meses de programa de treino, à aptidão física (força muscular, capacidade aeróbia e composição corporal), assim como ao nível de atividade física e à proficiência motora. Resultados: As principais melhorias, ao longo dos 9 meses de programa de exercício nos dois grupos, verificaram-se na composição corporal e no nível de atividade física. Ambos os grupos melhoraram significativamente a massa total do corpo, a massa marga, o conteúdo mineral ósseo e a densidade mineral óssea. Diferentemente, o grupo de exercício teve ainda melhorias significativas em alguns aspetos da proficiência motora, enquanto o grupo de exercício+vibração teve melhorias na força muscular. Conclusão: O programa de exercício implementado nos dois grupos ao longo de 9 meses, em virtude da expressão global dos estímulos de treino, permite a melhoria em todas as variáveis da aptidão física, nos níveis de atividade física e de proficiência motora em crianças obesas. A complementação do exercício vibratório mostra-se um bom complemento na força muscular, assim como em aspetos relacionados com a composição corporal. Assim, conclui-se que a prática de exercícios físicos, de uma forma geral, mostra-se capaz de promover adaptações positivas sobre a obesidade infantil e atuar como coadjuvante na sua prevenção e tratamento; Abstract: Comparison of the Effects of Traditional Exercise Program Vs. Exercise Program Traditional + Vibrating Exercise in Children Overweight or Obesity Objective: Evaluate and compare the adaptations of a traditional exercise program with an exercise program supplemented with vibration exercise on physical fitness in children classified as overweight or obesity, especially in muscle strength, aerobic capacity and body composition. Methodology: We conducted a screening to body composition juvenile at 1st cycle population of Schools Basic in the municipality of Évora, aged from 6 to 10 years, making a total sample of 953 children evaluated, which were detected 108 cases of overweight and obesity. These children was invited to participate voluntarily in this study, having been formed a sample of 23 children. Subsequently, we divided the sample into two groups, the exercise group and the exercise group + vibration, that they complemented the same exercise program with vibration training. Was done an initial and a final evaluation assessment, after nine months of training program, to the physical fitness (muscle strength, aerobic capacity and body composition), as well the level of physical activity and motor proficiency. Results: The main improvements over the 9 months of exercise program in both groups were seen in body composition and level of physical activity. Both groups improved signitivamente total body mass, marl mass, bone mineral content and bone mineral density. Otherwise, the exercise group also had significant improvements in some aspects of motor profociência while the exercise group+vibration had improvements in muscle strength. Conclusion: The exercise program implemented in both groups over the course of nine months allows improvement in all physical fitness variables, the levels of physical activity and motor proficiency in obese children. The completion of vibration exercise was shown to be a good addition in muscle strength, as well as aspects related to body composition. Thus, it was conclude that the practice of physical exercises, in general, appears to be able to promote positive adaptations on childhood obesity and act as an aid in its prevention and treatment.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16678
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
requerimento c.e..pdf123.5 kBAdobe PDFView/Open
Proposta de Dissertação, Estágio, Trabalho de Projeto e Relatório Profissional Catarina Gonçalves.pdf318.72 kBAdobe PDFView/Open
planos.pdf7.42 MBAdobe PDFView/Open
Parecer Final Nº 14022.pdf214.7 kBAdobe PDFView/Open
Pag 13 e 14.pdf7.11 MBAdobe PDFView/Open
Ficha de Presenças PESA (2014-2015).pdf235.3 kBAdobe PDFView/Open
Consentimento Informado crianças obesas.pdf122.42 kBAdobe PDFView/Open
Avaliação Inicial e Final.xlsx22.69 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
Anexos.pdf103.17 kBAdobe PDFView/Open
Tese Catarina Gonçalves_Mest_ExercicioSaúde.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois