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http://hdl.handle.net/10174/16529
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Title: | O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman |
Authors: | Bento, Fernando |
Keywords: | Instrução Conteúdos Professor Cidadania |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Instituto de Filosofia Prática/Universidade de Évora |
Citation: | Bento, Fernando (2014). “O papel do professor na instrução democrática da criança: uma reflexão crítica ao Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman” in Féron, Olivier (org.). Actas das IV Jornadas Internacionais de Investigadores de Filosofia – Cartografias da filosofia para o século XXI, Instituto de Filosofia Prática – Universidade de Évora, pp. 47-56. ISBN 978-989-99154-0-4 |
Abstract: | Partindo da matriz pedagógica pragmática, particularmente da vertente deweyana, referência de Matthew Lipman na criação do programa de Filosofia para Crianças, o objetivo desta comunicação visa apresentar e discutir as objeções apontadas por Georges Snyders, retomando a perspectiva pedagógica crítico-social de conteúdos. Propõe-se apontar num primeiro momento os aspetos elogiados e questionados por Snyders e num segundo momento demonstrar a importância do professor na instrução efetiva da criança, conferindo-lhe os pré-requisitos necessários à sua construção de conhecimento e à prática filosófica subjacente, numa promoção permanente do espírito moderno de cidadania. |
URI: | http://www.krisis.uevora.pt/edicao/actas4.pdf http://hdl.handle.net/10174/16529 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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