Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16403

Title: Avaliação interna e exames nacionais na disciplina de Física e Química A: um estudo de caso sobre instrumentos e práticas de avaliação
Authors: Martins, Florbela Isabel Pereira
Advisors: Neto, António José Santos
Cid, Marília Pisco Castro
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Física e Química A
Instrumentos de avaliação
Exames nacionais
Resultados escolares
Assessment of learning
Physics and Chesmistry A subject
Assessment tools
National exams
School results
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A divulgação pública das classificações dos alunos nos exames nacionais coloca em evidência o elevado insucesso na disciplina de Física e Química A. Os resultados dos alunos dependem da avaliação realizada ao longo de dois anos letivos, com base em instrumentos de avaliação interna e externa. O insucesso que se regista levou-nos a investigar de que forma a avaliação das aprendizagens realizada ao longo do ano letivo pode influenciar os resultados dos alunos na disciplina, incluindo os dos exames nacionais. A investigação foi suportada numa abordagem de estudo de caso envolvendo o processo de avaliação na disciplina de Física e Química A dos alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade (11.ºA) de uma escola secundária com 3.º ciclo do Baixo Alentejo. As perceções dos participantes (alunos da turma e respetiva docente) foram obtidas através da aplicação de questionários e realização de entrevistas, sendo esta informação cruzada com a obtida a partir da análise de documentação. A realização deste estudo permitiu-nos concluir que existiam discrepâncias entre o que os alunos consideravam que deve ser valorizado na sua avaliação e o que na realidade está definido nos critérios de avaliação em vigor na escola. Embora as provas de avaliação escritas sejam as que têm maior ponderação na classificação final (testes de elevado impacto), os alunos, no entanto, atribuem-lhes reduzida fiabilidade e validade. Limitações em termos de tempo disponível para o estudo e para a resolução das provas escritas, associadas à ausência de algumas competências no domínio de outras áreas disciplinares, como Português e Matemática, foram fatores apontados pelos intervenientes no estudo como condicionantes do seu sucesso. Uma maior abrangência de conteúdos testados nas provas de avaliação, a existência de itens que envolviam mais do que uma etapa de resolução, ou itens menos trabalhados em aula, ou relacionados com conteúdos tratados há mais tempo, foram também sugeridos como fatores que contribuem para a obtenção de resultados menos satisfatórios; ABSTRACT: Internal Evaluation and National Exams in Physics and Chemistry A Subject: A Case Study about Evaluation instruments and Practices The public disclosure of the students’ exam results highlights the lower marks in Physics and Chemistry A subject. The final results in the subject depend on the assessment conducted over two school years, based on internal and external evaluation tools. The failure revealed by the results led us to investigate how the assessment of learning performed throughout the school year may influence the results of the students in the subject, including the national exam marks. The research was based on a case study approach involving the evaluation in Physics and Chemistry A subject of 11th grade students (class 11.ºA) in a junior and high secondary school in the Alentejo region (South of Portugal). The perceptions of the participants (students in the class and their teacher) were obtained through questionnaires and interviews, and this information was crossed with that obtained from the documentation analysis. Findings show that there are differences between what students value in their assessment and what is set in the evaluation criteria adopted at school. The written assessment tests are those value-added on the final marks (high stakes tests), however students give them poor reliability and validity. Limitations in terms of time available for studying and clearly tight time for the resolution of the written tests, associated to the absence of some skills in other subjects such as Portuguese Language and Mathematics, were pointed out by the participants as conditioning factors of the students’ school success. A wider range of contents in the assessment tests, items involving more than one resolution step, underexplored items in class, or items related to contents which were taught long ago, were also suggested as factors that contribute to obtain less satisfactory results.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16403
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
tese final.pdf22.44 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois