Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16337

Title: Flexibilidade cognitiva e inteligência adaptativa: estudos de conceptualização e operacionalização dos constructos
Authors: Guerra, Maria Cristina Almeida Gama
Advisors: Candeias, Adelinda Araújo
Keywords: Inteligência
Inteligência adaptativa
Flexibilidade cognitiva
Intelligence
Adaptable intelligence
Cognitive flexibility
Issue Date: Jun-2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho de investigação teve como objetivo dar resposta a uma questão central: qual a associação existente entre flexibilidade cognitiva e auto- perceção sobre desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências profissionais? Para o efeito foram desenvolvidas três provas de avaliação psicológica: (i) escala de auto perceção da inteligência - API (q), desenvolvida a partir do modelo da experiência em desenvolvimento de Stemberg e Grigorenko (2003); (ii) escala da flexibilidade cognitiva - EFC, sustentada numa conceção do constructo que integra, por um lado, uma dimensão cognitiva, por outro, uma dimensão comportamental e, (iii) escala estilos de pensamento - EEP, construída a partir da teoria de auto-govemo mental de Stemberg (2002). Os instrumentos foram submetidos a estudos qualitativos e quantitativos. Os primeiros foram efetuados junto de um painel de juízes e de 15 estudantes do ensino superior politécnico. Os segundos junto de amostras de conveniência em dois ambientes distintos. Foram realizados estudos psicométricos das provas em ambiente académico com amostras de dimensões diferentes (API (q) N=9l, EEP N=46 e EFC N=20) e, em ambiente empresarial com uma amostra de 92 sujeitos. Os resultados apontam para instrumentos robustos e eficazes, permitindo-nos concluir que efetivamente medem os constructos para os quais foram desenvolvidos. Os coeficientes de correlação entre os totais das provas e entre as dimensões fatoriais foram, na sua maioria, positivos e significativos. A análise de regressão linear múltipla através do procedimento stepwise, permitiu-nos concluir que a flexibilidade cognitiva aparece como o preditor mais explicativo da perceção da capacidade do individuo para desenvolver e aplicar conhecimentos e competências e, lançou-nos ainda um conjunto de pistas significativas para futuras investigações, quer em termos de compreensão da flexibilidade cognitiva dos indivíduos, quer das condições para que ela se desenvolva. /ABSTRACT - The present work had as objective to give reply to a central question: which the existing association between cognitive flexibility and self perception on development and professional application of knowledge and abilities. F or the effect three tests of psychological evaluation had been developed: (i) scales of self perception of intelligence - API (q), developed from the model of the experience in development from Stemberg and Grigorenko (2003); (ii) EFC, scale of cognitive flexibility - supported in the construct that it integrates, a cognitive dimension, and a behavioral dimension and, (iii) EEP, scale of thinking styles - based on the theory of mental self government from Stemberg (2002). The instruments had been submitted to qualitative and quantitative studies. The first ones had with a panel of judges and 15 students of High Polytechnic Education. The second studies had been done with subjects from distinct environments. Psychometric studies of the tests in academic environment with samples of different dimensions (API (q) N=91, EEP N=46 and EF C N=20) and, in an enterprise environment with a sample of 92 subjects had been carried through. The results point to robust and efficient instruments, allow-in concluding that effectively they measure the constructs for which they had been developed. The correlation coefficients between the global results on the tests and between the factorials dimensions they had been, in its majority, significant and positives. The analysis of multiple linear regression through the procedure stepwise, allow-in concluding that cognitive flexibility appears as the most clarifying predictor of the perception of capacity of the individual to develop and to apply knowledge and abilities and, launch-in still a set of significant challenges for future inquiries, in terms of understanding of the cognitive flexibility of the individuals and the conditions that it develops.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16337
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Cristina Almeida Gama Guerra - Tese de Mestrado - 162 986.pdf19.1 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois