Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16288

Title: Os impactos pessoais , sociais e profissionais do processo de reconhecimento validação e certificação de competências, no percurso de vida dos indivíduos, do Concelho de Santiago do Cacém (Periodo de 2000-2005)
Authors: Raposo, Vânia Margarida dos Santos Leitão de Brito
Advisors: Nico, Bravo
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Educação de adultos
Reconhecimento
Validação e certificação de competências
Life long learning
Adult education
Recognition
Validation
Certification of skills
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialização de Gestão e Administração Educacional, tendo como base a concretização do projecto de investigação denominado “As Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo”, promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. O objecto da investigação centra-se na análise dos impactos sociais e profissionais do processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) nos indivíduos certificados, no período de 2000-2005, no Concelho de Santiago do Cacém. A investigação, de natureza descritiva, assume uma base metodológica quantitativa e recorreu à aplicação de um questionário a toda a população em estudo. O resultado obtido permite-nos concluir que o PRVCC produz efeitos positivos no percurso de vida dos indivíduos, tendo mais impacto em termos pessoais do que sociais e profissionais; ABSTRACT: The current essay falls under the scope of the Education Sciences Master, Educational Administration and Management specialty, and is based on the completion of the investigation project called “The New Nuptials of Qualification in Alentejo”, promoted by the Education and Psychology Investigation Center of the University of Évora. The aim of the investigation is focused on the analysis of the impact, of the effects at social and professional level of the RVCC process (Recognition, Validation and Certification of Competencies) of the certified individuals, between 2000-2005, in the County of Santiago do Cacém. This investigation is of descriptive nature and assumes a quantitative methodological approach, which resorted to the administration of a questionnaire to the entire study population. The results obtained allow to conclude that the RVCC process has positive effects on the individuals’ life path, with more impact at personal level than social or professional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16288
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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