Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16230
|
Title: | Ensino de história em escolas públicas e particulares de Belém-Pará: encaminhamento pedagógico e comprometimento ideológico |
Authors: | Nascimento, Senhorinha Silva dos |
Advisors: | Magalhães, Olga Maria Santos Brasil, Rosa Maria de Souza |
Keywords: | Ensino História contemporânea Ideologia Escola pública Escola particular Teaching History Ideology Public school Private school |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Admite-se que a forma de ensinar relacionada ao comprometimento ideológico dos
professores e da escola são de fundamental importância para a contextualização do cenário
sócio-político e educacional atual brasileiro. Assumindo como objeto de estudo o ensino e a
aprendizagem de História A Prática de Ensino Supervisionada em escolaspúblicas e
particulares nas 8ª serie do ensino fundamental da cidade de Belém, esse trabalho contou
efetivamente com a participação de alunos e professores de realidades socioeconômicas e
culturais bem diferentes. Interessava observar as consequências dessas diferenças no âmbito
ideológico. Coletaram-se dados a partir de questionários, observações diretas e conversa
informal em sala de aula. Os resultados dos estudos apontam que tanto as práticas
pedagógicas das escolas públicas (de cunho tradicional), quanto as das escolas particulares
(não-tradicional) ratificam ideias, valores e comportamentos da ideologia hegemônica, uma
vez que não incidem sobre o conteúdo abordado de forma crítica e reflexiva; ABSTRACT:
HISTORY TEACHING IN PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS IN BELÉM-PARÁ:
TEACHING REFERRAL AND IDEOLOGICAL COMMITMENT.
It is assumed that the form of teaching related to the ideological commitment of teachers and
the school are very important to contextualize the socio-political scenario and current
educational Brazil. Assuming as an object of study, teaching and learning of Modern History
in public and private schools in the 8th grade of elementary school in the city of Bethlehem,
said that work effectively with the participation of students and teachers of cultural and
socioeconomic realities very different. Interested to observe the consequences of these
differences in ideology. Data were collected from questionnaires, observations and informal
conversation in the classroom. Study results indicate that both the pedagogical practices of
public schools (traditional imprint), as those of private schools (non-traditional) confirm
ideas, values and behaviors of hegemonic ideology, since it does not affect the content
addressed in order critical and reflective. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16230 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|