Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16169

Title: A escola como diagnóstico de necessidades da gestão fragmentada à gestão desenvolvimentista
Authors: Luz, Maria Manuela Campos da
Advisors: Sebastião, Luís Miguel dos Santos
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A escola deve ser uma porta aberta para o processo ensino/aprendizagem, no entanto, atualmente é vista como um espaço social que permite o convívio entre alunos, docentes e não docentes. A sala de aula constitui um espaço privilegiado de relações interpessoais, pois é onde, professores e alunos passam grande parte do seu tempo, o que possibilita que se estabeleçam entre os diferentes atores ligações não só de natureza cognitiva, mas também de natureza socio-afetiva Da escola fazem também parte integrante os diferentes órgãos de gestão, que devem ter como objetivo melhorar as condições de eficácia da mesma, assim como contribuir para o sucesso educativo dos alunos. Em nosso entender, compete ao gestor ser o dinamizador de todo o processo educativo, entendimento que nos suscitou a curiosidade de conhecermos o contexto educativo em que nos encontramos inseridos. Como tal, cientes da complexidade desta problemática, tentámos através desta investigação efetuar a caracterização da organização educativa, dos diferentes intervenientes no processo educativo e do seu meio envolvente, o que nos poderá permitir confrontar os diferentes atores do processo educativo com os dados obtidos, pondo em prática a técnica do espelhamento. Através da implementação de Oficinas de Gestão Desenvolvimentista, tentaremos incentiva-los a inserir nas suas práticas a caracterização como auxiliar do diagnóstico de necessidades, para que possam conhecer melhor o outro dentro e fora do contexto educativo. /ABSTRACT - School should be an open door to the teaching/learning process. However, it is seen today as a social area that allows the social contact among students, teachers and staff. The classroom is a privileged environment for the development of personal relationships, as it is where all these individuals spend most of their time. This environment promotes, not only teaching and learning bonds, but also other/hirds of closeness, friendship included The different school boards are, obviously, part of the school system, as their main goal should be to work towards the efficiency of its dynamics, as well as to encourage the students' success. We deeply believe that the headmaster's main role is to ensure the dynamics of the whole learning process, and this is the idea that has led us to try to know better our actual working context. Being aware of the complexity of this issue, we have tried, by means of scientific research, to describe the educational organization and its several actors, as well as to achieve a truthful portrait of the different and environment It is our intention, in a near future, to encourage self reflexion over the obtained data, inviting teachers to participate in specific workshops. They will, so we believe, start to include individual description as a need diagnosis aid. Thus teachers will get to know their student better, in and out the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16169
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Manuela Campos da Luz - Volume II - Tese de Mestrado - 160 761.pdfVolume II4.61 MBAdobe PDFView/Open
Maria Manuela Campos da Luz - Volume I - Tese de Mestrado - 160 760.pdfVolume I25.3 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois