Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16085
|
Title: | Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade |
Authors: | Bicho, Maria Eugénia Bizai Marques |
Advisors: | Melo, Madalena |
Keywords: | Comportamentos agressivos entre pares Bullying Competências emocionais Inteligência emocional Agressive behavior among peers Bullying Emotional skills Emotional intelligence |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Os comportamentos agressivos entre pares configuram-se um dos principais problemas das
relações interpessoais em contexto escolar. Estas interações são fundamentais para o correto
desenvolvimento psicológico e social da pessoa. A sua qualidade dependerá das competências
emocionais adquiridas. A presente investigação visa perceber como se relacionam as
experiências de agressão e vitimação com as competências emocionais. Recorreu-se a uma
amostra de 297 estudantes de uma escola de ensino básico, da cidade de Évora. A recolha de
informação foi realizada através da Escala de Comportamentos Interpessoais em Contexto
Escolar (ECICE) e do Questionário de Inteligência Emocional (EQ-i:YV). Os resultados
mostram a existência de relações negativas entre os comportamentos de bullying e as
competências emocionais. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas
nas situações de bullying e nas competências emocionais, em função de variáveis
sociodemográficas e de caracterização escolar. Evidencia-se a importância da educação de
competências emocionais na prevenção de comportamentos agressivos entre pares em
contexto escolar; Aggressive behavior among peers and emotional skills in students of 5th, 6th and 7th
grade
Abstract:
Aggressive behavior among peers configure it one of the main problems of interpersonal
relationships in schools. These interactions are fundamental to the correct psychological and
social development of the person. Their quality depends on the emotional skills acquired. Thus,
this research aims to understand how to relate the experiences of aggression and victimization
with emotional skills. A sample we used of 297 students of a school of basic education, the city
of Évora. Data collection was performed by Interpersonal Behavior Scale in School Context
(ECICE) and the EQ-i:YV. The results show the existence of negative relationships between the
behaviors of bullying and emotional skills. It was also possible to verify statistically significant
differences in bullying situations and emotional skills, according to sociodemographic variables
and school characterization. The importance of education of emotional skills to prevent bullying
among peers in schools is evident. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16085 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|