|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/16039
|
Title: | Revisión de problemas comunicacionales en la clase de técnica de danza observados por un músico de danza |
Authors: | Grosso Laguna, Alejandro César |
Advisors: | Porteiro, Tiago Shifres, Favio Martingo, Ângelo |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A tese explora problemas de comunicação entre bailarinos e músicos no contexto de aula de técnica de dança que se relacionam com um marco métrico musical.
Para isso, propomos uma metodologia de análise que concebe um modelo de interação triádica, com base no qual são explicadas diferentes formas e funções comunicativas.
A metodologia, aplicada na análise empírica de gravações vídeo de aulas de técnica de dança, permite mostrar que a comunicação entre bailarinos e músicos envolve uma intensa troca de informações de natureza multimodal. As modalidades mais típicas foram identificadas e submetidas a uma análise microgenética.
Partindo-se da hipótese de que os desentendimentos são causados por uma divergência na estrutura temporal das informações transmitidas por diferentes modalidades, deu-se especial atenção aos momentos de ocorrência de desentendimentos entre professor de dança, estudante e músico de dança.
Os resultados mostram que as divergências métricas nas várias modalidades estão correlacionadas com respostas desajustadas por parte dos bailarinos, podendo-se concluir que a assincronia métrica multimodal compromete o êxito da comunicação; RESUMEN: La tesis explora problemas de comunicación entre bailarines y músicos en clases de técnica de danza (CTD), cuando trabajan en acuerdo a un marco métrico musical.
Proponemos una metodología de análisis que concibe un modelo de interacción triádica que explica las formas y funciones que asume esa comunicación.
La metodología, aplicada en el análisis empírico de registros audiovisuales de CTD, muestra que la comunicación entre bailarines y músicos envuelve un intercambio intenso de informaciones multimodales. Las modalidades más típicas fueron identificadas y sometidas a un análisis microgenético.
Hipotetizamos que los desentendimientos son causados por divergencias en la estructura temporal de las informaciones trasmitidas, prestando atención a los momentos en que los desacuerdos suceden entre profesor, estudiante y músico de danza.
Los resultados muestran que las divergencias métricas entre las varias modalidades están vinculadas con respuestas desajustadas de los bailarines. Concluimos que la asincronía métrica multimodal compromete el éxito de la comunicación; ABSTRACT: The dissertation explores communication problems between dancers and musicians in a dance technique classroom, where they are related to a music metrical framework.
For this purpose, a methodology of analysis which conceives a model of triadic interaction was proposed, according to which different communicative forms and functions were described.
The application of this methodology for the empirical analysis of video recordings of dance technique classes shows that communication between dancers and musicians involves an intense exchange of multimodal information. The most typical modalities were identified and submitted to a micro-genetic analysis.
Considering the hypothesis that the misunderstandings are caused by a divergence in the temporal structure of information conveyed by different modalities, special attention was given to the moments where misunderstandings between dance teacher, dancer and dance musician occurred.
The results show that metric divergences in the various modalities are correlated with inadequate responses by dancers, and that the metric asynchrony compromises the success of communication. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16039 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|