|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15971
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as possibilidades e os desafios das transições escolares |
Authors: | Barahona, Cristina Isabel Louro de |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno Costa, Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da |
Keywords: | Pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Transições Prática de ensino supervisionada Preschool 1 Cycle primary school Transitions Supervised teaching practice |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado da observação/intervenção em pré-escolar e em 1.º ciclo do ensino básico desenvolvida ao longo de sete meses na Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância da Malagueira. Durante o percurso em pré-escolar a transição para o 1.º ano de escolaridade foi várias vezes inferida pela voz das crianças, demonstrando algumas dúvidas/receios, mas também expectativas. No decorrer da intervenção realizada com uma turma de 1.º ciclo (2.º ano), a questão das transições voltou a revelar-se, através de atitudes, tais como, não serem capaz de aceitar e seguir as regras de convivência e, não saberem escutar e esperar pela sua vez para falar. Neste relatório dá-se conta do trabalho desenvolvido, fazendo a contextualização dos ambientes educativos e a descrição e análise da conceção da ação educativa que orientou a prática. Ao longo do relatório faz-se ainda, uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios das transições escolares, com base na observação/intervenção, nas entrevistas feitas às crianças e em referências teóricas, tais como, o modelo bioecológico de desenvolvimento humano de Bronfenbrenner; ABSTRACT: The Report of Supervised Teaching Practice (PTP) is the result of observation/intervention in preschool and First basic education developed over seven months with Daycare Center in Integrated Primary School of Malagueira. During the course in preschool the transition to the first year of school was for several times deduced by the voice of the children, demonstrating some doubts / fears, but also expectations. During the intervention performed with one of the classes from the first Cycle (second grade), the issue of transitions was raised again, through attitudes, such as, not being able to accept and follow the rules of coexistence and, not knowing how to listen and wait for their turn to speak. In this report the work was developed focusing on the contextualization of learning environments and the description and analysis of the educational action conception that guided it. Throughout the report it is also a reflection on the possibilities and challenges of school transitions, based on observation / intervention, the children in interviews and theoretical references, such as the bio ecological model of human development of Bronfenbrenner. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15971 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|