Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15856

Title: O encontro artístico entre Antero de Quental e Mário Eloy
Authors: Nunes, Maria do Céu do Monte Neves Roma
Advisors: Machado, José Alberto Gomes
Keywords: Literatura
Crítica literária
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a realização de uma análise comparativa nas vertentes artísticas da poesia e pintura. Pretendemos demonstrar que as temáticas da modernidade, humanismo, visualíssimo e expressividade são abordadas de forma comparável por Antero de Quental, enquanto poeta, e Mário Eloy, enquanto pintor. Antero de Quental apresenta, na sua poesia, palavras detentoras de uma forte expressividade. A par da expressividade da palavra, e baseada nela, pode construir-se um cenário da poesia anteriana. O vermelho, o verde e o azul são as cores fortes de Mário Eloy. O tratamento da cor, a distribuição da luz, a diferente pormenorização dada aos rostos, aos desproporcionados corpos das figuras e às suas roupas, evidenciam a autonomia da interiorização dos cânones e técnicas expressionistas. As cores, tal como as formas, transmitem uma forte expressividade, uma mensagem, uma palavra. Nesta dissertação tentaremos provar que os artistas em análise, apesar de pertencerem a épocas distintas, “encontram-se” nalguns tópicos. Para além das temáticas abordadas, este encontro artístico evidencia-se pelo facto de poder existir um visualismo em Antero e expressividade em Eloy. Poderemos ainda escutar a voz de Mário Eloy na poesia de Antero e vermos a plasticidade de Antero nas telas de Eloy. ***/Abstract - The present work has the aim to accomplish a comparative analysis in the artistic slopes of poetry and painting. It intends to demonstrate that the themes of modernity, humanism, visualism and expressiveness are approached in a comparable way by Antero de Quental as a poet and by Mário Eloy as a painter. In his poetry, Antero de Quental presents us with words of strong expressiveness. Along with that expressiveness and based on it, a scenery of Antero's poetry can be built. Red, green and blue are Mário Eloy's strong colours. The treatment of colour, the distribution of light, the different details given to faces, to disproportionate bodies of the illustrations and their clothes, make the autonomy of the interiorisation of the canons and expressionist techniques evident. The colours, just as the forms, transmit a strong expressiveness, a message, a word. In this dissertation we will try to prove that in spite of belonging to distinct time periods, both the artists under analysis “meet” in some topics. Besides the approached themes, this artistic encounter is made evident by the fact that there may be visualism in Antero and expressiveness in Eloy. We can still listen to the voice of Mário Eloy in the poetry of Antero and see the plasticity of Antero in Eloy's paintings. ***/Le résumé - Le but de ce travail c'est de faire une analyse comparative entre le côté artistique de poésie et peinture. Donc, on se propose montrer que les thématiques telles que la modernité, l’humanisme, le visualisme et l’expressivité sont traitées de façon comparable par Antero de Quental, le poète, et Mário Eloy, le peintre. Dans sa poésie, Antero de Quental présente des mots pleins d'expressivité. Un décor de sa poésie peut être construit grâce justement à cette expressivité. Le rouge, le vert et le bleu sont les couleurs fortes de Mário Eloy. Le traitement de la couleur, la distribution de la lumière, les différents détails des visages, des corps disproportionnés et des vêtements des figures, montrent l’autonomie de l'intériorisation soit du canon, soit des techniques expressionistes. Les couleurs, de même que les formes, transmettent une grande expressivité, un message, un mot. Bien que ces artistes appartiennent à des époques bien différentes, dans ce travail on essaiera de faire preuve qu'il y a une rencontre entre eux. Au-delà des thématiques analysées, cette rencontre artistique est mise en evidence par la possibilité d’existence d'un visualisme chez Antero et d'une expressivité chez Eloy. On peut même entendre la voix de Mário Eloy dans la poésie d’Antero et voir la plasticité de celui-ci sur les toiles de celui-là.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15856
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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