Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15834

Title: A gestão estratégica segundo Porter, Hamel e Mintzberg: uma aplicação às cooperativas e às empresas privadas de vinhos do Alentejo
Authors: Passinhas, António Miguel Lanternas
Advisors: Sousa, António João Coelho de
Keywords: Gestão estratégica
Cooperativas vinícolas
Alentejo (Portugal)^
Issue Date: Mar-2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A competitividade, sobretudo em mercados internacionais do sector dos vinhos, intensificou-se nos últimos anos, como consequência da queda de barreiras alfandegárias (no âmbito da Organização Mundial do Comercio - OMC) e integração na União Europeia (no âmbito da Organização Comum de Mercado do Vinho - OCMV). Neste contexto, torna-se importante abordar a competitividade das empresas vitivinícolas, alicerçada nas suas estruturas organizacionais e opções estratégicas. Tendo em atenção o exposto, elegem-se, assim, como objetivos deste trabalho:Estudar a competitividade empresarial através da análise das adaptações (organizacionais e estratégicas) que se estão efetuar nas cooperativas e nas empresas privadas vitivinícolas; 0 Comparar as duas realidades empresariais, identificando as suas diferenças e as suas semelhanças principais; Propor Iinhas renovadas de Acão estratégica; o Perspectivar as suas possibilidades de sucesso no novo contexto competitivo. Para atingir os objetivos referidos, realizou-se, por um lado, uma revisão bibliográfica centrada no tema da gestão estratégica, na qual são exploradas as perspectivas de formação e formulação estratégica dos autores de referência deste trabalho: Michael Porter, Gary Hamei, C. Prahalad e Henry Mintzberg, e, por outro lado, efetua-se um estudo empírico, com recolha de informação por questionário, a diversas empresas cooperativas e privadas do sector no Alentejo. A metodologia utilizada neste trabalho de investigação é centrada no método de Estudo de Caso Múltiplo e Comparativo, aplicado a uma amostra selecionada de 24 empresas produtoras de Vinhos do Alentejo (4 empresas cooperativas e 20 empresas privadas). Para além de ser utilizada alguma estatística descritiva, o carácter, essencialmente, qualitativo da informação permite o tratamento dos dados recolhidos sob a forma de quadros comparativos dos indicadores fundamentais de cada variável analisada (nomeadamente, características gerais, organizacionais, técnico-produtivas, comerciais, financeiras e estratégicas). A caracterização da dinâmica da envolvente competitiva tem subjacente uma abordagem de âmbito igualmente qualitativo e consiste na análise estrutural das cinco forças competitivas de Porter e na análise SWOT. Os resultados sugerem que cooperativas e privados apresentam algumas diferenças ao nível da organização estrutural e algumas semelhanças ao nível das ações estratégias anteriores, presentes e futuras. ***/Abstract - The competitiveness, over all in international markets of the cluster of the wines, was intensified in the last years, especially by the fall of customs barriers (in the scope of the World Trade Organization - l/VTO) and integration in the European Union (in the scope of the World Trade Organization of Market Wines). In this context, one becomes important to approach the competitiveness of wines companies, supported on its organizational structures and strategical options. Having in attention the displayed one, they are chosen, thus, as aims of this work: o Study the enterprise competitiveness through the analysis of the adaptations (organizational and strategical) that they are to effect in the cooperatives and the wines private companies; ø Compare the two enterprise realities, identifying to its differences and its main similarities; o Purpose renewed lines of strategical share; ø Predict its possibilities of success in the new competitive context. To reach the related aims, it was become fulfilled, on the other hand, a bibliographical revision throw the strategical management, in which is explored the perspectives of formation and strategical formularization of the authors of reference of this work: Michael Porter, Gaiy Hamel, C. Prahalad and Henry Mintzberg, and, on the other hand, an empirical study, with retraction of information for questionnaire, the cooperative and private companies of the cluster in Alentejo. The methodology used in this work of inquiry is centred in the Method of Study of Multiple and Comparative Case, applied to a selected sample of 24 producing companies of Wines of Alentejo (4 cooperative companies and 20 private companies). The information was, essentially, qualitative which allows the treatment of the data collected under the form of comparative boards of the basic pointers of each analyzed variable (general, organizational, technician- productive, commercial, financial and strategical characteristics). The characterization of the involving dynamics of the competitive one has underlying a boarding of equally qualitative scope and consists of the structural analysis of the five competitive forces of Porter and of analysis SWOT. The results suggest differences between cooperative and private companies in the organizational system, but some similar points in the strategic actions in the past, present and future.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15834
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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