Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15721

Title: Fiabilidade e relevância das opções dos autores dos manuais escolares de português do 10º ano em relação ao programa da disciplina
Authors: Santos, Maria de Fátima dos
Advisors: Manso, Maria de Deus Beites
Weigert, Beatriz
Keywords: Programa de Português
Manuais escolares
Leitura
Funcionamento da língua
Opções de autores
Portuguese Language Syllabus
Textbooks
Reading
Language function(grammar)
Authors' options
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Fiabilidade e relevância das opções dos autores dos manuais escolares de Português do 10º ano em relação ao Programa da disciplina Esta dissertação apresenta um enquadramento dos manuais escolares no processo de ensino e aprendizagem, enquanto instrumentos de relevo na prática lectiva. É feita uma abordagem de algumas das orientações programáticas, sobretudo relacionadas com a leitura literária e o funcionamento da língua, na tentativa de se questionar, reequacionar e fundamentar as opções dos autores dos manuais escolares, publicados em 2007, face ao Programa da disciplina de Português no 10º ano. Perante a vastidão de autores que foram seleccionados para os diferentes projectos editoriais, devido à abertura que o Programa dá nesse sentido, procedeu-se à análise de opções relacionadas com a selecção de escritores de expressão portuguesa e incidiu-se na interpretação de constrangimentos subjacentes ao ensino do funcionamento da língua/conhecimento explícito da língua; ABSTRACT:Reliability and relevance of options put forth by 10th Grade Portuguese Language School Textbook authors, related to the10th Grade Portuguese Language syllabus. This dissertation presents an array of school textbooks in the teaching and learning process as relevant tools of pedagogy. An approach of some syllabus orientations is carried out, most of all related to literature and language function in an attempt to question, re-question and lay out the options of the authors of the school textbooks published in 2007, according to the 10th Grade Portuguese Language Syllabus. Having in mind the majority of authors that were selected for the different editorial projects, due to the wide scope of the syllabus, an analysis was done related to the selection of Portuguese writing authors and the interpretation of the implicit constraints of teaching grammar and explicit language knowledge (comprehension) has been pointed out.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15721
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Fiabilidade e relevância das opções dos manuais escolares de Português do 10º ano em relação ao programa da disciplina.pdf637.04 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois