|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15573
|
Title: | O reordenamento da rede escolar: um estudo sobre um centro escolar de nova geração |
Authors: | Barnabé, João Carlos da Silva Rodrigues |
Advisors: | Favinha, Marília |
Keywords: | Reordenamento da rede escolar Modernização de escolas de 1º ciclo do ensino básico Encerramento de escolas Desertificação das aldeias Reorganization of the educational network Modernizing of primary schools Closing of schools Desertification of villages |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nos últimos 30 anos tem vindo a verificar-se uma clara aposta política e um
enorme investimento na reorganização do sistema educativo português e na melhoria
das infraestruturas escolares, para tornar o sistema educativo mais equitativo no
acesso à escolaridade, pretendendo-se atenuar os efeitos resultantes das clivagens
sociais, económicas e geográficas. Neste seguimento, foram abertos novos Centros
Escolares, por outro lado, muitas escolas sem condições físicas e pedagógicas foram
encerradas.
Esta dissertação é reflexo da investigação feita num novo Centro Escolar, o do
Bacelo, em Évora, inaugurado em 2009, abordando diferentes aspetos da política de
modernização e reestruturação da rede escolar.
Combinando abordagens quantitativas e qualitativas, tentou-se constatar se a
abertura dos centros escolares de nova geração potencia, ou não, o direito a uma justa
e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, tal como defende
o ponto 2 do Artigo 2.º da LBSE; ABSTRACT:In the last thirty years there has been a clear political and financial investment
in the reorganization of the Portuguese education system and the improvement of the
educational infrastructures, consequently turning the educational system more equally
accessible, intending to reduce the resulted effects of social, economic and
geographical differences. In this process, new schools were open however as others,
physically and pedagogically deprived, were shut down.
This dissertation is reflected on the investigation of a new school, in Bacelo, in
Évora, inaugurated in 2009, addressing different aspects of politics behind the
modernization and restructuration of the educational network. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15573 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|