Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15511

Title: Olhares sobre o director de turma das políticas às práticas
Authors: Campos, Rosa da Conceição Canelas do Rosário Nunes
Advisors: Verdasca, José
Keywords: Administração escolar
Educação
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Reconhecendo-se o potencial (nem sempre aproveitado) que a direcção de turma encerra e que podia transformá-la na mola impulsionadora da organização pedagógica das escolas e, estando conscientes de que a problemática que a envolve, a vários níveis, não tem sido devidamente debatida por parte dos responsáveis pela educação neste país, pois como refere Castro (1995:19) "todos esses debates se têm centrado exclusivamente na área de direcção e gestão geral (...) relegando para segundo plano, ou até omitindo totalmente, a discussão à volta da gestão pedagógica intermédia", não sendo um problema novo é actualíssimo, pois sabe-se que, muito da vivência, da conflitualidade e da aprendizagem na escola passa ou devia passar pelo director de turma. Sabe-se, também, que cada vez mais o professor/director de turma é solicitado a desempenhar várias tarefas, dispersando-o do seu papel de professor/acompanhante/orientador dos alunos. Sabe-se, igualmente, que a formação inicial e contínua dos professores não o preparam para as mudanças sociais com que as escolas se confrontam. Tudo isto se agrava ao constatarmos que, não é feita qualquer referência à necessidade de uma preparação específica nem sequer à capacidade de liderança. Assim, e conscientes de que o papel do director de turma é de importância primordial nas organizações escolares, estudá-lo sob um ponto de vista teórico e efectuar um estudo empírico centrado numa escola específica, afigurou-se-nos uma hipótese de trabalho de investigação pertinente e adequada, no contexto das exigências definidas pela Universidade de Évora, no âmbito do Mestrado em Educação – variante de Administração Escolar. "Olhares sobre o Director de Turma – Das Políticas às Práticas" pretende, de uma forma diacrónica, analisar sob o ponto de vista normativo/legislativo a evolução do cargo de director de turma, identificando as funções que lhe estão formalmente atribuídas, bem como as concepções que ao longo dos tempos lhe estiveram subjacentes, pondo em destaque algumas das suas "invariantes estruturais". Aborda-se a figura do director de turma, enquanto gestor pedagógico intermédio da organização escolar, na perspectiva dos autores e, tendo em conta as atribuições que lhe estão consagradas na lei, os constrangimentos/dificuldades à sua operacionalização, comparam-se as políticas com as práticas, o que a lei prevê e aquilo que o director de turma é na realidade, numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico, de acordo com as perspectivas/ representações dos próprios actores educativos. Através das análises teóricas e empíricas, parece poder concluir-se que, de facto, o Director de Turma desempenha um papel muito relevante, não apenas nem sobretudo por aquilo que faz, mas pelo que representa, o que terá forçosamente que conduzir à revitalização desta figura no seio da escola, (re) pensando/ (re) avaliando as suas práticas e colaborando na superação possível de alguns constrangimentos à sua acção concreta. /*** Abstract - Class Direction contains an enormous potential (not always used) which could be the stimulating spring of school pedagogic organization and we are aware that all the question in which it's involved, in different levels, haven't been properly discussed by those who are responsible for the education in our country, as Castro refers (1995: 19) "all those debates have been discussing the Class Direction in general (...) sending to a second level of discussion, or not even mentioning it, the pedagogic intermediate administration", which in spite of not being a new issue is an update one, since we know that most of the daily life, the conflicts and the learning at school go, or they should, through the Class Director. We also know that more and more the Class Director has been asked to perform different tasks, which keep him apart from his main task, be the student’s guide/attendant and teacher. Likewise, we know that teachers' initial and further training doesn't prepare them to the social changes with which schools deal. These entire problems get worse when we observe that no one refers the need of a proper training or even the leadership abilities. Therefore, and being aware of the importance of the Class Director role in the school organization, study it through a theoretical point of view and perform an experimental work in a school, seems to us a proper and pertinent line of investigation according to the demand of the University of Évora concerning the Master's Degree on Education — School Administration. "Glances over the Class Director — from Politics to Performances" aims to analise in a normative and legislative point of view the evolution of the Class Director role, by recognizing his tasks as well as the different meanings to it related throughout the time and by putting in evidence some of his structural unchangeable competences. We talk about the Class Director posture as an intermediate pedagogical director in the school organization, according to the authors points of view, and considering his duties as they are provided by law, the difficulties to fulfil them and we compare politics with performances, which means what the law says and what the Class Director really is in a 2"d and 3' Cycles School and according to the Class Directora expectations and aims. By theoretical and empirical analysis, we can assume that the Class Director has, in fact, a very important role, not only because of what he does but also for what he stands for. In fact, this leads to the revitalization of this figure in the school life, as well as to the need of thinking over / re-evaluating his practices in order to overcome some difficulties which could disturb his performances.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15511
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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