Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15423

Title: A caiação tradicional no Distrito de Santarém: testemunhos contemporâneos
Authors: Lopes, Maria Leonor Domingos Calisto
Keywords: Caiação
Distrito de Santarém (Portugal)
Recuperação
Issue Date: 2000
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Introdução - O presente trabalho de dissertação de tese de mestrado, inclui-se no âmbito do 2°. Curso de Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, da Universidade de Évora de que é director o Professor Doutor Virgolino Ferreira Jorge. O Trabalho mereceu a orientação do Sr. Engenheiro José Manuel Gaspar Nero, professor no Instituto Superior Técnico e as prestimosas colaborações da Enga. Química Sra. D. Maria Isabel Eusébio Marques, Investigadora do Departamento de Materiais de Construção do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do Eng°. Técnico Civil Sr. Rogério Paulo Godinho de Sousa reponsável pelo Laboratório do Departamento de Engenharia de Construção Civil do Instituto Politécnico de Tomar. E, ainda, da Dra. Elsa Vaz Pereira técnica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O trabalho de dissertação de tese de mestrado tem por tema: " A Caiação Tradicional no Distrito de Santarém - Testemunhos contemporâneos ". E, apresenta o estudo desenvolvido, na sujeição de um ponto de vista arquitectónico, com o objectivo de caracterizar as técnicas tradicionais de caiação de paredes exteriores e dos respectivos suportes – argamassas de reboco e alvenarias – no distrito de Santarém. O estudo do processo produtivo artesanal de cal e o. levantamento das existências de fornos tradicionais e industriais no Distrito, a par do levantamento fotográfico das cores tradicionalmente empregues e da recolha dos pigmentos existentes no mercado e respectivos fabricantes e revendedores constituem tarefas que visam complementar o presente Trabalho. O levantamento dos saberes populares através do registo da transmissão oral constitui a principal fonte de estudo do presente Trabalho, complementada pelo observação e registos fotográficos da realidade existente. A pesquisa decorreu nos vinte e um concelhos do distrito de Santarém nos anos de 1995 a 1997. E, após a análise dos dados inventariados procedeu-se ao estudo mais pormenorizado de algumas das técnicas tradicionais mais usuais, quer de caiação quer de execução de argamassas de reboco, através da sua simulação e experimentação em laboratório. No presente Trabalho, quando nos reportamos ás técnicas tradicionais de caiação e de execução de argamassas de reboco, referimo-nos ao conjunto de métodos e processos desenvolvidos, respectivamente com vista à pintura com leite de cal - obtido pela extinção de cal branca, viva, em pedra e cozida nos fornos por processo artesanal e, ás argamassas que têm como ligante as cais: branca, parda ou hidráulica. E, quando nos referimos á construção tradicional de paredes exteriores de alvenaria reportamo-nos aos processos construtivos com materiais característicos de cada região natural. O trabalho encontra-se dividido em sete partes: Introdução; Metodologia aplicada; Caracterização da realidade existente; Análise dos dados inventariados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15423
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Leonor Domingos Calisto Lopes - Tese de Mestrado - ANEXOS - 104 904.pdfAnexos126.87 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Maria Leonor Domingos Calisto Lopes - Tese de Mestrado - 104 903.pdf13.05 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois