Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15344

Title: Comparação dos efeitos da utilização de métodos lineares e não lineares no treino e destreino da força em voleibolistas
Authors: Ribeiro, Bruno Valdemar Rodrigues
Advisors: Batalha, Nuno
Raimundo, Armando
Keywords: Modelos de periodização
Métodos de treino
Força dinâmica máxima
Força explosiva
Força resistência
Models of periodization
Training methods
Maximum dynamic strenght
Explosive Strength
Resistance Strength
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O volume de treino é considerado como um dos componentes principais do treino de força, refletindo a quantidade de trabalho que é realizada durante uma sessão de treino. No que se refere à sua distribuição ao longo de ciclos de treino, a literatura carece de estudos que abordem diferentes modelos de periodização e suas consequências no desempenho do atleta. O objetivo do estudo é comparar os efeitos do treino da Força, do Índice de Elasticidade e do respetivo destreino entre dois modelos de periodização, o Método de Treino Linear e Método de Treino Não Linear. Assim, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos processos do treino da força e verificar qual o método de treino que incrementa maiores índices de força. A amostra é constituída por vinte praticantes masculinos de voleibol, sendo formados dois grupos, um pertencente ao Método de Treino Linear (N=10) e outro grupo ao Método Treino Não Linear (N=10). Ambos os grupos treinam 3 vezes por semana. O treino engloba trabalho de Força Máxima, Força Explosiva e Força de Resistência e serão feitas 3 avaliações: 1ª avaliação inicial; 2ª após 9 semanas de treino e 3ª após 4 semanas de destreino. Os resultados encontrados indicam que 9 semanas de treino, induzem modificações positivas nos indicadores da Força Explosiva, Força Máxima e Força Resistência. O MTNL revelou ser o mais eficaz no treino da Força Explosiva (SSCM e SCCM) e Força Dinâmica Máxima (SP e PP). Relativamente aos valores do Destreino, também o MTNL apresentou-se como o modelo onde ocorreram menores perdas na Força Dinâmica Máxima (LE e PO); ABSTRACT: The training volume is considered as one of the main components of strength training, reflecting the amount of work that is performed during a training session. With regard to their distribution over the training cycles, the literature also lacks studies that address different timeline models and their consequences on the performance of the athlete The objective of the study is to compare the effects of Force training, Index and Elasticity respective detraining between two models of periodization, Training Linear Method and Method of Nonlinear Training. Thus, we intend to contribute to the development of processes of strength training and check what training method that increases higher levels of force. The sample consists of twenty male practitioners volleyball, being formed two groups, one belonging to the Linear Method Training (N = 10) and another group to Nonlinear Method Training (N = 10). Both groups train three times a week. The training includes working Maximum Strength, Explosive Strength and Resistance Force and will be made 3 reviews: 1st initial assessment; 2nd after 9 weeks of training and 3rd after 4 weeks of detraining. The results indicate that 9 weeks of training, induce positive changes in indicators of Explosive Strength, Strength Maximum Strength and Resistance. The MTNL revealed to be the most effective workout Force Explosive (SCCM and SSCM) and Dynamic Maximum Strength (SP and PP). For the values of detraining, MTNL also presented himself as the model where minor losses occurred in Maximum Force Dynamics (LE and PO).
URI: http://hdl.handle.net/10174/15344
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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