Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/15136
|
Title: | Estilos parentais e competências sociais - estudo exploratório com crianças e jovens em acompanhamento terapêutico |
Authors: | Barahona, Helena Isabel Louro de |
Advisors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Parentalidade Estilos parentais Competências sociais Parenting Parenting styles Social skills |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nos dias de hoje as funções parentais têm vindo a modificar-se originando o
interesse e a preocupação dos diversos investigadores.
É neste sentido e compreendendo a grande relevância da temática da
parentalidade e o que esta pode influenciar que nos propomos realizar este trabalho.
Com este estudo propomos descrever a relação entre os estilos parentais, as
competências sociais e a relação entre algumas variáveis sóciodemográficas, género,
escolaridade, idade, situação profissional actual e estado civil.
O estudo incide sobre uma amostra de crianças/jovens em acompanhamento
terapêutico (N=28), tendo sido aplicados os instrumentos de avaliação: Inventário de
Estilos Parentais (IEP) e Prova de Avaliação de Competências Sociais/Situacionais para
Crianças (PACS).
Os resultados sugerem que as variáveis se relacionam entre si através da
influência das práticas parentais, os pais utilizam um determinado estilo parental e
consequentemente este estilo irá influenciar os comportamentos e atitudes das crianças,
isto é, as competências das crianças; ABSTRACT: Nowadays parents functions have been changing and originating the interest and
concern of several researchers.
It’s in this way and understanding the great relevance of parenthood thematic
and they can influence that we propose to realize this work.
With this study we propose to describe the relation between parenting styles,
social skills and the relation between certain demografic variables, gender, education,
age, marital status and current professional situation.
The study focuses on a sample of children/young people in therapeutic followup
(N=28) being applied avaluation instruments: Parental Style Inventory (IEP) and
Proof of Assessment of Social Skills/Situational for Child (PACS).
The results suggest that the variables relate to one another through the influence
of parenting practices, parents use a particular parenting style and therefore this will
influence the behaviors and attitudes of children. that is, children’s skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/15136 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|