Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/15019

Title: Criatividade e inovação em contexto empresarial - Estudo da relação entre as atitudes criativas e as práticas inovadoras em microempresas e PME
Authors: Nunes, Florbela da Conceição Mantinhas
Advisors: Candeias, Adelinda Araújo
Keywords: Criatividade
Inovação
Atitude criativa
Práticas inovadoras
Creativity
Innovation
Creative attitude
Innovative practices
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Apesar de a literatura evidenciar a urgência da criatividade e da inovação nas empresas, não se encontraram pesquisas que analisem, especificamente, a relação entre as atitudes criativas e as práticas inovadoras. Assim, o presente trabalho de investigação pretendeu dar resposta a uma questão central: que relação existe entre as atitudes criativas dos empresários e as suas práticas empresariais inovadoras? Tendo como objetivo estabelecer uma relação entre essas variáveis no contexto das Microempresas e PME sedeadas em Portugal Continental, foi inquirida uma amostra constituída por 274 empresários, através de um inventário de práticas empresariais inovadoras e uma escala de autoperceção de atitudes criativas, construídos para o efeito. O tratamento dos dados recolhidos assentou na análise estatística, com recurso ao programa informático PASW Statistics e dividiu-se em duas fases: a análise das características métricas dos instrumentos e o estudo das hipóteses. A avaliação das características métricas dos instrumentos de recolha dos dados começou com um estudo piloto, que permitiu avaliar a sua sensibilidade, fidelidade e validade e confirmou-se num estudo principal, cujos resultados apontam para instrumentos com a robustez necessária, medindo os construtos para os quais foram desenvolvidos. Para o efeito recorreu-se à estatística descritiva, à análise de componentes principais para dados categóricos e à análise fatorial exploratória, com recurso à análise de componentes principais. Da operacionalização da questão de investigação definiram-se as hipóteses, para cujo teste se recorreu ao estudo de correlação, à análise de variância e à análise do valor preditivo das variáveis. Os resultados estabelecem uma relação entre as variáveis e confirma-se parcialmente a hipótese de trabalho, apontando a influência das atitudes criativas sobre as práticas empresariais inovadoras; ABSTRACT: Although literature highlights the urgency of creativity and innovation in enterprises, no studies were found that specifically examine the relationship between creativity attitudes and innovative practices. So, this research intended to address a central question: what kind of relationship exists between creative attitudes of entrepreneurs and their innovative business practices? Facing the objective of establishing the relationship between attitudes towards creativity and innovative business practices in the context of Micro and SMEs, based in mainland Portugal, a sample of 274 entrepreneurs has been inquired through an inventory of innovative business practices and a scale of self-rated creative attitudes, both built from scratch. Using computer program PASW Statistics, the data collected was treated through statistical analysis, divided in two phases: the analysis of metric characteristics of the instruments and the study of hypotheses. The evaluation of the metric characteristics of the instruments of data collection began with a pilot study to assess their sensitivity, reliability and validity and was confirmed in the main study, where results showed the instruments robustness, by measuring the constructs for which the instruments have been developed. For this purpose we used descriptive statistics, principal components analysis for categorical data and exploratory factor analysis, again using the principal component analysis. Through the operationalization of the research question, hypotheses were defined, and tested with study correlation, analysis of variance and analysis of the predictive value of variables. The results point to a relationship between the variables partially confirming the research hypothesis, showing the influence of attitudes towards creativity in innovative business practices.
URI: http://hdl.handle.net/10174/15019
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PHD-FN.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
PHD-CAPA.pdf365.67 kBAdobe PDFView/Open
contra-capa.pdf789.84 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois