|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14962
|
Title: | Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água |
Authors: | Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da |
Advisors: | Matos, Margarida Gaspar de |
Keywords: | Violência Indisciplina Bullying Escola Saúde Violence Indiscipline Bullying School Health |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A violência entre alunos, o bullying e a indisciplina na escola reflete-se inevitavelmente no ambiente escolar, e consequentemente nos resultados dos alunos, e na saúde e bem-estar de todos os envolvidos. Sendo temas atuais, não poderiam deixar de suscitar a nossa consternação e preocupação.
O nosso estudo objetiva traçar um diagnóstico do perfil da violência no 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada da Boa Água. A nossa amostra constitui-se por 215 alunos, dos quais 43,7% são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos.
Utilizamos um questionário como instrumento de estudo adaptado do questionário de Freire, Simão e Ferreira (2006). Concluímos que 40,5% dos alunos foi vítima; 71,2% assistiu a pelo menos uma agressão, como observador; 26,8% agrediu um colega e 17,6% dos alunos foi vítima/ agressor.
Propomos também algumas estratégias de intervenção na escola no âmbito da Educação para a Saúde; ABSTRACT:Violence among students, bullying and indiscipline in schools reflects in the school environment, and consequently on the student’s results, on health and on the well-being of all involved people. This current issue, leads to dismay and concern.
Our study aims to make a diagnostic of violence in middle high school of Boa Água. Our sample consists in 215 students (43,7% male) aged between 12 and 17 years.
For our study, we used a questionnaire which was adapted from Freire, Simão and Ferreira (2006). We conclude that 40.5% of the students were victims, 71,2% were bystanders, witness of at least one assault, 26,8% were aggressor and 17,6% of these students had double involvement as a victim and as an aggressor.
We also propose some strategies for intervention in school regarding Health Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14962 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|