Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14896
|
Title: | A prática pedagógica do gestor democrático no ambiente escolar e a construção do projeto pedagógico de apoio: estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental "Mário Carneiro de Miranda" |
Authors: | Trindade, José Augusto Rodrigues |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Gestão democrática Projeto político-pedagógico Projeto pedagógico de apoio Ensino e aprendizagem Prática pedagógica Democratic management Political pedagogical project Educational support project Teaching and learning Pedagogical practice |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objetivo geral foi relatar e analisar em que a experiência do Projeto Pedagógico de Apoio (PPA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Mário Carneiro de Miranda” nos anos de 2007-2008 contribuiu na organização do processo ensino aprendizagem e na formação de leitores e escritores competentes. Os objetivos específicos foram analisar como a organização do trabalho pedagógico escolar possibilitou nos educandos a intervenção por meio de experiências significativas de aprendizagem; verificar como o Projeto Pedagógico de Apoio contribui para obtenção de dados concretos do caminho percorrido pelo aluno no processo da aprendizagem no foco da leitura e escrita; avaliar como foram detectadas as causas e consequências do fracasso escolar no foco da leitura e escrita e como o Projeto Pedagógico de Apoio passou a intervir como estratégia de avaliação diagnóstica do processo leitura e escrita; descrever como prática pedagógica, adquirida pelo papel do professor integrador levou-o a uma indagação sistemática e autocrítica sobre o que ocorre na sala de aula; conhecer como as estratégias de intervenção pedagógicas propostas no Projeto Pedagógico de Apoio pôde aprimorar o ato de aprender a aprender por meio de todo o processo interventivo com foco na leitura e escrita e apresentar uma análise crítica sobre o processo interventivo realizado pelo Projeto Pedagógico de Apoio dentro da realidade de uma escola pública que busca a prática de uma ação pedagógica significativa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa a partir da aplicação de questionários aos participantes da escola. Observou-se que este instrumento melhorou consideravelmente o entendimento do professor quanto ao aprendizado do aluno, pois a partir de uma avaliação prévia o professor vê e entende o que o aluno está compreendendo e assim passa a desenvolver um trabalho mais próximo quanto ao entendimento da escrita e leitura; ABSTRACT:The overall objective was to report and analyze the experience of the Educational Project Support (PPA) of the State School of Basic Education "Mário Carneiro de Miranda" in the years 2007 to 2008 helped organize the learning process and training of readers and competent writers. The specific objectives were to analyze how the organization of educational work in school allowed students to intervention by means of significant learning experience, see how the project contributes Educational Support to obtain the actual data path followed by the student in learning the focus of reading and writing, as they were detected to evaluate the causes and consequences of school failure in the focus of reading and writing and how the Educational Project Support has to intervene as a strategy for diagnostic assessment of reading and writing process, describe how teaching practice, acquired by the role integrating the teacher took him to a systematic and self-questioning about what happens in the classroom, to know how the educational intervention strategies proposed in Education Programme Support could enhance the act of learning to learn through the process of intervening withfocus on reading and writing and presenting a critical analysis of the intervention process conducted by the Educational Support Project within the reality of a public school that seeks to practice a significant pedagogical action. The methodology was qualitative and quantitative from the questionnaires to the participants of the school. It was observed that this instrument has considerably improved the understanding of teacher and student learning, because from a preliminary assessment the teacher sees and understands what the student is understanding and so will develop a closer working on the understanding of written and reading. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14896 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|