Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14660

Title: Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Authors: Afonso, Patrícia de Guadalupe Pereira
Advisors: Mira, António Ricardo
Keywords: Prática pedagógica supervisionada
Currículo
Métodos
Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
Supervised teaching practice
Curriculum
Methods
Common European Framework of Reference for Languages
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório da prática pedagógica supervisionada tem como base o trabalho desenvolvido, enquanto docente de Espanhol, na Escola Secundária D. Manuel I, em Beja, durante o ano lectivo de 2009/2010 e pretende analisar aspectos tais como a preparação pedagógica e científica, métodos e prática de ensino, participação na vida da escola e desenvolvimento profissional. No relatório são comentadas as actividades realizadas, relacionando-as com algumas obras sobre a prática pedagógica e documentos oficiais, como o Currículo, Programa e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, considerados fundamentais na elaboração das planificações e instrumentos de avaliação. É feita igualmente uma reflexão sobre os métodos que suportam as actividades realizadas e que se pretendiam dinâmicas e motivadoras, de acordo com os interesses dos alunos e os diferentes estilos de aprendizagem; ABSTRACT: This report of supervised teaching practice is based on the work done, as a teacher of Spanish in high school D. Manuel I, in Beja, during the academic year 2009/2010 and intends to explore aspects such as pedagogic and scientific preparation, teaching methods and practices, involvement in school life and professional development. In this report, the activities that took place are analysed and related to some works about teaching practice and official documents such as Curriculum, Program and the Common European Framework of Reference for Languages, considered essential in the preparation of lesson plans and instruments of evaluation. There is also a reflection about the methods that support the activities which were designed to be dynamic and motivating, according to students’ interests and different learning styles.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14660
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.pdf273.44 kBAdobe PDFView/Open
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada capa, resumo e abstract.pdf80.47 kBAdobe PDFView/Open
Anexo X Ficha de auto-avaliação.pdf135.65 kBAdobe PDFView/Open
Anexo VIII Teste de Compreensão Oral.pdf146.33 kBAdobe PDFView/Open
Anexo VII Correcção e Critérios Específicos de Classificação do Teste de Compreensão Escrita.pdf122.19 kBAdobe PDFView/Open
Anexo VI Teste de Compreensão escrita.pdf172.14 kBAdobe PDFView/Open
Anexo V Grelha de Avaliação da Expressão Escrita.pdf136.24 kBAdobe PDFView/Open
Anexo IX Grelha exemplificativa de registo de aula.pdf120.94 kBAdobe PDFView/Open
Anexo IV Grelha de Avaliação da Expressão Oral.pdf154.85 kBAdobe PDFView/Open
Anexo III Planificação de Aula.pdf97.6 kBAdobe PDFView/Open
Anexo II Planificação a Médio Prazo.pdf104.77 kBAdobe PDFView/Open
Anexo I Planificação Anual.pdf100.12 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois