|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14638
|
Title: | Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos |
Authors: | Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes |
Advisors: | Mira, António Ricardo |
Keywords: | Aluno Professor Ensino-aprendizagem Currículo Competência comunicativa Avaliação Formação Student Teacher Teaching and learning Curriculum Competence communication Assessment Training |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Ensinar e aprender uma língua pressupõe um processo complexo de factores neurológicos, fisiológicos, sociais, culturais, morais e políticos, que condicionam a construção da identidade profissional do professor e o papel desempenhado pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. Neste relatório, mais do que abordar a implicação de ditos factores, pretendemos reflectir e suscitar a reflexão sobre a prática docente e discente e sobre os condicionalismos presentes na hora de aprender e de ensinar, sempre com vista à mudança e à melhoria. Encontrar-se-ão, por isso, neste relatório duas dimensões distintas, a investigativa e a reflexiva, que consideramos estarem intrinsecamente relacionadas para a promoção do sucesso na aprendizagem e no ensino. Perante esta consideração, examinaremos cinco grandes áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a prática de ensino; a participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Teaching and learning a language requires a complex process of neurological and physiological factors, social, cultural, moral and political issues which affect the construction of the teacher professional identity and the role played by the student in the teaching-learning process. In this report, rather than addressing the implications of the factors mentioned before, we aim to reflect and elicit reflection on the teacher and students’ practice and on the constraints present at the time of learning and teaching, always with a view to change and improvement. In this report we’ll therefore find two distinct dimensions, the investigative and the reflective, which we think are intrinsically related to the promotion of successful learning and teaching. Taking into account this consideration, we will examine five key areas, the scientific, educational and teaching preparation, the planning and conducting of the lessons and the evaluating of the learning, the teaching practice, the participation in school and, finally, the professional development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14638 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|