Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14638

Title: Habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário - Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2009/2010 na Escola Básica 2,3 e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos
Authors: Andrade, Mafalda Augusta de Magalhães Gomes
Advisors: Mira, António Ricardo
Keywords: Aluno
Professor
Ensino-aprendizagem
Currículo
Competência comunicativa
Avaliação
Formação
Student
Teacher
Teaching and learning
Curriculum
Competence communication
Assessment
Training
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Ensinar e aprender uma língua pressupõe um processo complexo de factores neurológicos, fisiológicos, sociais, culturais, morais e políticos, que condicionam a construção da identidade profissional do professor e o papel desempenhado pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem. Neste relatório, mais do que abordar a implicação de ditos factores, pretendemos reflectir e suscitar a reflexão sobre a prática docente e discente e sobre os condicionalismos presentes na hora de aprender e de ensinar, sempre com vista à mudança e à melhoria. Encontrar-se-ão, por isso, neste relatório duas dimensões distintas, a investigativa e a reflexiva, que consideramos estarem intrinsecamente relacionadas para a promoção do sucesso na aprendizagem e no ensino. Perante esta consideração, examinaremos cinco grandes áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a prática de ensino; a participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ABSTRACT: Teaching and learning a language requires a complex process of neurological and physiological factors, social, cultural, moral and political issues which affect the construction of the teacher professional identity and the role played by the student in the teaching-learning process. In this report, rather than addressing the implications of the factors mentioned before, we aim to reflect and elicit reflection on the teacher and students’ practice and on the constraints present at the time of learning and teaching, always with a view to change and improvement. In this report we’ll therefore find two distinct dimensions, the investigative and the reflective, which we think are intrinsically related to the promotion of successful learning and teaching. Taking into account this consideration, we will examine five key areas, the scientific, educational and teaching preparation, the planning and conducting of the lessons and the evaluating of the learning, the teaching practice, the participation in school and, finally, the professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14638
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Índice.doc29 kBMicrosoft WordView/Open
Contra-Capa do Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.doc25 kBMicrosoft WordView/Open
Capa do Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.doc27.5 kBMicrosoft WordView/Open
Índice de Anexos.doc28.5 kBMicrosoft WordView/Open
Anexo 9 - teste sumativo.doc3.63 MBMicrosoft WordView/Open
Anexo 8.docx22.32 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Anexo 7.docx25.6 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Anexo 6 - teste de diagnóstico.doc138.5 kBMicrosoft WordView/Open
Anexo 5 - planificação.doc240 kBMicrosoft WordView/Open
Anexo 4 - Síntese das competências essenciais.doc272.5 kBMicrosoft WordView/Open
Anexo 3 - Articulação entre as competências gerais e as específicas.doc242.5 kBMicrosoft WordView/Open
Anexo 2 - Ensino por tarefas.doc227 kBMicrosoft WordView/Open
Anexo 1 - inquérito.doc94.5 kBMicrosoft WordView/Open
Relatório Final.doc202.5 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois