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http://hdl.handle.net/10174/14552
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Title: | Estudo da eficácia da intervenção psicomotora de base relacional em ambiente clínico, no tratamento de crianças com perturbação de hiperactividade com défice de atenção - estudo pilo |
Authors: | Costa, João Maria Antunes da |
Advisors: | Azevedo, Jorge Manuel Gomes de |
Keywords: | Psicomotricidade relacional Perturbação da hiperactividade com défice de atenção Atitude terapêutica Formação pessoal Relational psychomotricity Attention-deficit hyperactivity disorder Therapeutic attitude Self-training |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho pretende avaliar a eficácia da Psicomotricidade
Relacional em ambiente clínico, em crianças com a Perturbação da
Hiperactividade com Défice de Atenção, utilizando como
instrumento de avaliação a Escala de Avaliação Comportamental
Behavior Assessment System for Children- BASC Reynolds, R. &
Kamphaus, W. (1992).
A amostra do estudo foi constituída na totalidade por treze crianças
com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, sendo sete do
sexo masculino e seis do sexo feminino, traduzindo-se numa média
de idades de 8 anos. Esta intervenção teve lugar na clínica da
Encarnação da área de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de
Dona Estefânia de Centro Hospitalar Lisboa Central EPE.
A avaliação dos comportamentos sintomáticos foi realizada antes e
após a intervenção psicomotora que decorreu num período
correspondente a um ano lectivo, equivalente a cerca de 7 meses.
Constatou-se que após a prática de Psicomotricidade existiram
melhorias clinicamente significativas nos seguintes itens avaliados
através do instrumento utilizado: Hiperactividade, Agressividade,
Perturbação do Comportamento (Atipicidade), Depressão,
Somatização e Problemas da Atenção. Relativamente aos itens
Ansiedade, Tendência ao Isolamento, Adaptabilidade, Competências
Sociais e Liderança, registou-se também uma melhoria, muito
embora sem diferenças significativas do ponto de vista estatístico.
Estes dados podem ser indicadores de que estamos no percurso de
um processo terapêutico, no qual o tempo de intervenção nos
pareceu insuficiente para realizar uma intervenção com mais
eficácia, no que respeita à diminuição dos sintomas que
caracterizam a criança com PHDA. Intervenção esta que deve ser orientada directamente na criança, e no acompanhamento
sistemático à família e à escola.
O instrumento de avaliação utilizado tem um valor major na
reorientação terapêutica. Permite-nos, após o conhecimento destes
dados, numa segunda etapa, orientar a terapêutica para situações
sobre a confiança básica, para assim intervir sobre a Ansiedade,
atender com mais importância à dinâmica grupal, para tentar
combater a Tendência ao Isolamento, promover situações que
progressivamente levem a criança a respeitar as regras
(movimentos externos que vão influenciar, através do processo de
mentalização, a criança internamente), os objectos e os outros,
para dar lugar a uma maior Adaptabilidade, bem como promover
situações de jogo que signifiquem melhores Competências Sociais; ABSTRACT: This work seeks to assess the effectiveness of Relational
Psychomotricity in clinical environment in children with Attention-
Deficit Hyperactivity Disorder using the following rating scale:
Behavior Assessment System for Children-BASC Reynolds, R. &
Kamphaus, W. (1992).
The sample was set up by thirteen children aged between 6 and 10
years; seven boys and six girls, average age of 8 years. This
intervention took place in Clínica da Encarnação - Department of
Child Psychiatry of Lisbon Central Hospital. Symptomatic behavior
assessment was performed before and after the psychomotor
intervention. This intervention ran over a period corresponding to
one school year, about 7 months.
After the intervention of Psychomotricity we found clinically
significant improvements in the following items assessed by BASC:
Hyperactivity, Aggressiveness, Disturbing behavior (atypical
behavior), Depression, Somatization and Attention Problems. As
regards items Anxiety, Isolation, Adaptability, Social Skills and
Leadership, there was also an improvement although without
significant differences from the statistical point of view.
These data can indicate that the intervention time was insufficient
to achieve a more effective reduction of the symptoms that
characterize the child with ADHD in this therapeutic process. This
Intervention must be guided directly to the child, and also
systematic follow-up to the family and the school.
The evaluation instrument BASC, has a major reorientation
therapeutic value. Allows us after the knowledge of these data to
guide therapy to situations such as basic confidence to improve
anxiety, give more emphasis to group dynamics to try to combat the Isolation, promote situations that gradually lead the child to
respect the rules, objects and the other to promote a greater
adaptability, as well as promote playing situations that lead to
better social skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14552 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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