|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14528
|
Title: | As aprendizagens não formais e informais no ingresso à Escola Secundária Padre António Macedo: possíveis parcerias com outras instituições de Vila Nova de Santo André |
Authors: | Silva, Albina Pinto Pais Tiago |
Advisors: | Nico, Bravo |
Keywords: | Educação formal Educação não formal Educação informal Parcerias Formal education Non-formal education Informal education Partnerships |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta investigação teve como principal objectivo avaliar da presença dos
contextos institucionais não formais e informais no conjunto das aprendizagens
reveladas pelos estudantes que ingressaram, na Escola Secundária Padre
António Macedo, no ano lectivo 2009-2010, e averiguar qual o contributo das
instituições locais no seu percurso de aprendizagem.
A abordagem metodológica assentou num dispositivo de matriz
quantitativa, com o recurso ao inquérito por questionário a uma amostra de
alunos.
Observámos um potencial educativo na cidade proporcionado por
instituições, onde se destacaram amigos, familiares e clubes desportivos,
procurados pelos jovens para satisfazer a sua necessidade de conhecimento e
ocupar tempos livres. Sendo as áreas com mais episódios de aprendizagens,
extra escolares: saúde, cidadania, desporto e artes, os jovens reconheceramse
detentores de conhecimentos propiciados pela comunidade e instituições
locais; ABSTRACT: This research had, as main aim, to assess the presence of formal and
informal institutional contexts in all the learnings revealed by the students who
enrolled Escola Secundária Padre António Macedo in the year 2009-2010, and
also to determine what contribution local institutions had in their learning.
The methodological approach was based on a quantitative matrix device,
by applying a questionnaire survey to a sample of students.
We saw an educational potential offered by institutions in the city, where
the highlights were friends, family and sports clubs, popular among young
people to satisfy their need for knowledge and to occupy their free time. The
areas with more episodes of extra school learning were: health, citizenship,
sport and arts. Young people recognized themselves in possession of
knowledge provided by the community and local institutions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14528 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|