Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/14277
|
Title: | Ser Supervisor de Ensino Clinico: Contributos para um perfil. |
Authors: | Calado, Maria Gabriela |
Editors: | Escola Superior de Enfermagem do Porto |
Keywords: | Estudante de Enfermagem Transição Vulnerabilidade Supervisão Ensino clinico |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Escola Superior de Enfermagem do Porto |
Citation: | Calado, Maria Gabriela (2014) - Ser Supervisor de Ensino Clinico: Contributos para um perfil. II Congresso Internacional de Supervisão Clínica-Porto Livro de Comunicações & Conferências, págs. 167-173 ISBN: 978-989-98443-6-0 |
Abstract: | Sabemos que a formação clinica em Enfermagem é uma componente fundamental do currículo
escolar, e que ao nível da formação inicial, os ensinos clínicos surgem como etapas estruturadas
e estruturantes do desenvolvimento profissional e pessoal do estudante. A complexidade
da aprendizagem, em contexto de prática clinica deve-se a uma multiplicidade de fatores, de ordem
intrínseca (características pessoais) e extrínseca (meio/atmosfera envolvente) vivenciados
diariamente pelo estudante face às múltiplas e diferenciadas problemáticas de saúde/doença
com que é confrontado.
De entre os fatores extrínsecos à sua condição de ensino/aprendizagem, destaca-se a supervisão
em Ensino Clinico, a qual tem vindo a ser reconhecida como um importante fator de desenvolvimento
profissional, pessoal e de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados.
O estudo que se apresenta, descritivo e de abordagem qualitativa, pretende Identificar quais as
competências dos Supervisores de Ensino clinico mais valorizadas pelo estudante e Compreender
o significado que este atribui ao processo de Supervisão durante o seu percurso formativo.
Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a dezasseis (16) estudantes de Enfermagem de
todos os anos do curso de licenciatura, constatando-se que durante a transição educativa (situacional)
vivenciada pelo estudante, os ensinos clínicos se constituem como situações que lhe
provocam receio e ansiedade.
Os estudantes relatam a supervisão como sendo um elemento central à sua aprendizagem em
contexto de prática clinica, fortemente responsável pelo seu sucesso/insucesso escolar e consequentemente
pela sua condição de saúde e bem-estar. Identificam e valorizam no Supervisor
competências do foro cognitivo, instrumental e emocional como fundamentais ao seu perfil e reportam-
no como um dos atores mais relevantes do seu desenvolvimento pessoal e profissional. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/14277 |
ISBN: | 978-989-98443-6-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|